UFRPE e Fiat-Chrysler aprovam projeto de capacitação tecnológica e inovação junto à Facepe

Fortalecimento da Capacitação Tecnológica das IES/ICTS de Pernambuco em Desenvolvimento de Motores de Combustão Interna, Híbridos e Elétricos. Este é o título do projeto submetido pela parceria entre a a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o grupo Fiat-Chrysler, aprovado na 1ª Rodada do Edital 21/2014 - Programa de Apoio a Parcerias para a Inovação Tecnológica e a Formação Qualificada (Pitec) da Facepe.

O Pitec estimula empresas que tenham interesse e visão inovadora para fomentar a realização - nas universidades e institutos de pesquisa sediados em Pernambuco - de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, de desenvolvimento e inovação, em temáticas de seu interesse. Ao mesmo tempo incrementa a cooperação entre pesquisadores das instituições e aqueles de empresas inovadoras, situadas ou não no Estado, permitindo aos nossos estudantes uma formação mais ampla e diferenciada.

Esse projeto consiste na formação de recursos humanos, provenientes de diversas instituições do estado de Pernambuco, altamente qualificados na área de Engenharia de motores e transmissões através de cursos extensão de curta duração. O projeto conta com a participação dos professores Vinícius Dantas de Araújo, Marcos Gomes Ghislandi e Alex Souza Moraes, da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE), e dos professores Marcelo Carneiro Leão e Romildo Morant de Holanda, do Campus Dois Irmãos/UFRPE). Os recursos a serem aportados no projeto é da ordem de R$ 500 mil da Facepe e R$ 500 mil da Fiat-Chrysler.