UFRPE e a Prefeitura de Aliança firmam Parceria

[[{"fid":"3076","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":507,"width":901,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Aliança, no ultimo mês de maio, firmaram um protocolo de parceria científica, tecnológica e social. A Câmara dos Vereadores do Município, aprovou, por unanimidade, a Lei 1.649/2017, sancionada pelo Prefeito do Município, que trata do convênio, entre as entidades, e se refere à capacitação de produtores rurais, bem como a capacitação de alunos de escolas do campo e seus respectivos familiares, no tocante ao desenvolvimento rural sustentável.

A UFRPE, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Extensão, vem desenvolvendo ações de extensão universitária no município há mais de quatro anos, ofertando aos assistidos, através de ações do projeto “Ações socioeducativas sustentáveis: uma proposta para o desenvolvimento Rural”, capacitações, abordando diversos temas, com ênfase para a educação ambiental e o desenvolvimento local sustentável. São feitas visitas mensais com palestras, oficinas e minicursos, abordando temas previamente escolhido pelos assistidos, e anualmente é realizado o Ciclo de Vivência Teórico/prática da UFRPE no município.

No ultimo dia 13 de julho, na Sede da Associação dos Assentados do Engenho Ajudante, cerca de 40 produtoras e produtores rurais, foram contemplados com um minicurso de Aplicação de Medicamentos para Animais de Produção. Na ocasião, alunos e professores do Departamento de Medicina Veterinária, apresentaram de forma teórico/prática o tema a produtoras e produtores, dos Assentamentos Luiz Gonzaga, Belo Horizonte, Gagauzinho, Maré, Margarida Alves, Engenho Beleza e Aliança Sede.

Para a Sra Terezinha, conhecida como Dona Maracatú, as atividades ofertadas pela UFRPE, foram maravilhosas: “Eu gosto muito desse tipo de trabalho, acho tudo muito alegre, o grupo foi muito animado, os professores são animados, e a gente precisa disso, do apoio de vocês, precisamos aprender assim, brincando, rindo muito, isso é uma forma de termos a certeza que nesse País de ainda existe alguém olhando por nós, obrigado por tudo viu, e na próxima eu venho de novo ”, afirmou.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar e tem diversas frentes de atuação, onde capacita os assistidos, desde a produção animal, até o beneficiamento dos produtos de origem animal, de frutas, hortaliças, passando por educação ambiental, e atividades lúdicas, atendendo desde a criança até a idosos.   As ações são coordenadas de forma integrada pelas professoras, Prescileina Brito (CIC/PRAE), Graça Santa Rosa (EEPAC/UFRPE), Ana Paulo Monteiro (DMV/UFRPE) e Martha Vasconcelos (DZ/UFRPE), e conta com cerca de 10 discentes entre voluntários e bolsistas de extensão.

Mais informações: 3320.6071