JavaScript não suportado

 

UFRPE e Prefeitura do Recife inauguram centro de educação infantil nesta sexta (24/05)

foto fachada da creche

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Prefeitura da Cidade do Recife realizam, na próxima sexta-feira (24/05), a partir das 15h, a solenidade de inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ariano Vilar Suassuna, localizado no bairro de Dois Irmãos. O espaço é fruto de uma parceria interinstitucional iniciada em 2008 e formalizada em 2010, entre UFRPE e Prefeitura. O novo equipamento busca atender a demanda histórica das comunidades do entorno e da universidade.

Participam da cerimônia de inauguração a reitora da UFRPE, Maria José de Sena; o prefeito do Recife, Geraldo Júlio; o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, além de gestores, educadores, estudantes, representantes das comunidades locais, entre outras pessoas. A comunidade universitária da UFRPE é convidada a participar da ocasião.

O CMEI Ariano Suassuna foi construído num terreno cedido pela UFRPE, que fica próximo à Biblioteca Central da universidade. A Prefeitura foi a responsável pela execução da obra e pela contratação das equipes pedagógica e administrativa. A UFRPE, por meio de seus departamentos acadêmicos, vai contribuir no processo de gestão e, ao mesmo tempo, utilizar do espaço para a realização de projetos ensino, pesquisa e extensão.

As instalações físicas foram concluídas há cerca de dois meses. Desde então, foram realizadas, por parte da Prefeitura do Recife, a aquisição e implantação da mobília e de equipamentos, além da contratação dos profissionais das equipes de trabalho. Na semana passada, com a instalação de uma subestação de energia elétrica por parte da Celpe, o prédio passou a ter condições de funcionamento e será entregue à comunidade nesta sexta (24/05).

A previsão é de que o centro de educação infantil oferte 122 vagas quando estiver em pleno funcionamento, sendo disponibilizadas 50% das vagas para a comunidade universitária da UFRPE e outros 50% para as comunidades do Sítio dos Pintos, Sítio São Braz, Córrego da Fortuna, entre outras vinculadas ao bairro de Dois Irmãos. A Prefeitura do Recife ficará responsável pela seleção das crianças das comunidades do entorno, e a UFRPE pela indicação dos meninos e meninas da comunidade universitária.

Em 2019, serão atendidas crianças de 1 a 3 anos. A partir de 2020, crianças de 4 e 5 anos também terão o direito ao novo espaço de educação infantil. Nesse primeiro momento, a UFRPE indicará 30 meninos e meninas para o novo centro de educação infantil. Serão filhos e filhas de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

foto pessoas em mesa de reunião
   Reitora da UFRPE delega a comissão trabalho de construção das
   estratégias de seleção das crianças e do trabalho de gestão
   compartilhada com a equipe da Prefeitura.

A fim de estabelecer os critérios para a escolha das crianças atendidas e, também, para iniciar os trabalhos referentes à participação da UFRPE na gestão compartilhada da CMEI Ariano Suassuna, a reitora Maria José de Sena convocou uma reunião, nesta quarta-feira (22/05), com a participação de representantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, Ciências do Consumo, do Núcleo em Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (Ninapi), do Núcleo de Relações Institucionais e Convênios (Nuric) e do Coletivo Mulheres da UFRPE. Uma comissão feita por docentes, estudantes e técnicos da UFRPE ficou responsável por pensar os critérios de seleção e começar a articulação institucional com a equipe técnica da CMEI e da Secretaria de Educação.

Compõem a comissão as professoras Maria Jaqueline Carvalho (Lic. Pedagogia), Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral (Lic. Pedagogia), Emmanuelle Christine Chaves da Silva (NINAPI/DED), Pompéia Villachan Lyra (NINAPI/DED), Maité Kulesza (Coletivo Mulheres da UFRPE/DM), Joseana Maria Saraiva (DCD), a estudante Luiza Cardina (Coletivo Mulheres da UFRPE) e o diretor do Nuric, Dalton Araújo.

Histórico do processo

A história do CMEI Ariano Vilar Suassuna remete à luta histórica pelo direito à educação infantil de meninos e meninas no bairro de Dois Irmãos. As contribuições foram diversas, por parte de tantos atores envolvidos, dentro da UFRPE e nas comunidades de Sítio dos Pintos, Córrego da Fortuna e Sítio São Brás, entre outros espaços. No entanto, foi no ano de 2008 que foi iniciado formalmente o processo que culminou com a construção do CMEI Ariano Suassuna.

pessoas sentadas em uma mesa
Joseana Saraiva apresenta documentos do processo que levou
à formalização da parceria e posterior inauguração da creche

Até os primeiros anos da década de 1990, a UFRPE contou com uma creche que atendia a comunidade universitária no campus Recife. Funcionando sob a responsabilidade de docentes e estudantes do Departamento de Ciências Domésticas (DCD), o espaço de educação infantil teve suas atividades encerradas por medidas tomadas pelo Governo Federal.

“Foi exigido que os servidores da UFRPE escolhessem entre manter a creche ou receberem um auxílio financeiro para este fim. Em consulta aberta, a comunidade universitária optou pelo recebimento do auxílio em folha de pagamento, o que resultou no encerramento das atividades da creche que a UFRPE manteve até por volta de 1991 ou 1992”, apontou a professora Joseana Maria Saraiva, docente do DCD, responsável pela condução inicial do processo que culmina com a  inauguração do CMEI Ariano Suassuna na próxima sexta (24/05).

De acordo com Joseana Maria Saraiva, em 2008 a UFRPE apresentou a proposta de parceria ao então prefeito João Paulo, por ocasião do início das atividades do CMEI Paulo Rosas, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), centro de educação infantil que tem a gestão compartilhada entre o poder público municipal e a universidade. O modelo de parceria firmado entre a UFPE e a Prefeitura serviria de modelo para a implantação e da futura creche na UFRPE.

“Durante a gestão do professor Valmar Corrêa de Andrade, ex-reitor da UFRPE, foi iniciado o diálogo com a Prefeitura. Em 2008 começamos as conversas e, em 2010, foi assinado o termo de cessão do terreno da UFRPE para a construção do centro de educação infantil pela Prefeitura”, afirmou a docente do DCD. O termo assinado estabelecia, entre outras ações, que a UFRPE participaria ativamente da gestão do novo espaço, seria responsável pela seleção de 50% das crianças atendidas, realizaria atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à melhoria dos serviços prestados e, também, à formação de professores e professoras dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade.

Antes da assinatura do termo, a professora Joseana Saraiva e a estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Muriélle Andreo Olivo coordenaram um abaixo-assinado que contou com mais de 750 assinaturas, em que as comunidades universitária e do entorno solicitavam à Prefeitura a construção do equipamento voltado à educação infantil no bairro de Dois Irmãos. “O abaixo-assinado foi uma exigência da Secretaria de Educação para que o processo pudesse ser iniciado”, lembra Saraiva. “Conseguimos uma grande adesão das pessoas, o que fortaleceu o processo de cessão do terreno pela UFRPE e o posterior início das obras”, completou a docente.

pessoas caminhando dentro da creche
Ao lado do secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida,
a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, visitou instalações do
CMEI Ariano Suassuna em fevereiro. Gestora acompanhou
de perto os trabalhos de construção do novo equipamento.

Passaram-se quase 10 anos da assinatura da cessão do terreno pela UFRPE até a inauguração do CMEI Ariano Suassuna. Ao longo desse período, a reitora Maria José de Sena atuou no sentido de sensibilizar a Prefeitura para a importância da conclusão da CMEI, participando ativamente de reuniões, audiências públicas, encontros comunitários, entre outros espaços.

“Sei da importância desse Centro de Educação Infantil para comunidade da UFRPE e para as comunidades do entorno. Vamos trabalhar para que esta unidade seja reconhecida pela qualidade das ações de atendimento educativo às crianças; e também para que seja uma oportunidade de formação para nossos alunas e alunos dos cursos que trabalham com essa temática de maneira mais próxima", enfatizou a reitora Maria José de Sena. Licenciatura em Pedagogia, Economia Doméstica, Ciências do Consumo, entre outras graduações, devem ter docentes, estudantes e pesquisadores atuando no espaço educativo.