UFRPE e UFPE desenvolvem plataforma que ensina a cozinhar e conecta consumidores e comerciantes

baner rango em casa

Num cenário em que a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) mudou por completo a rotina das pessoas em todo o mundo, as universidades públicas vêm somando esforços para encontrar alternativas inovadoras e sustentáveis. Nesse sentido, estudantes e docentes da UFRPE e da UFPE desenvolveram uma plataforma que pretende trazer dicas gastronômicas a quem está em situação de isolamento social. Ao mesmo tempo, a tecnologia busca beneficiar pequenos comerciantes que tiveram suas vendas reduzidas pela atual crise.

receitasO “Rango em Casa” (www.rangoemcasa.com) foi lançado no início da noite da última quinta-feira (02/04). Nela, os usuários encontrarão receitas simples, fáceis e saborosas, que aproveitam produtos e ingredientes que já fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Até o momento, já estão disponíveis receitas que têm como base arroz, feijão e carne moída. Em breve, a partir da interação com os usuários por meio das redes sociais digitais, serão liberadas receitas de molhos, massas, sardinhas enlatadas, molhos para saladas, sopas e caldos, entre outras.

“Percebemos que há muitos conteúdos sobre gastronomia na internet, muitos chefs que ensinam receitas que não são tão fáceis de fazer. Com nossa plataforma, queremos resgatar a simplicidade, mostrar que não é difícil cozinhar e se alimentar bem”, ressalta a professora Simone Almeida, do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE.

O projeto é voltado principalmente para quem não sabe cozinhar, ou tem apenas conhecimentos básicos sobre gastronomia. No cenário de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, a plataforma busca encorajar as pessoas a fazerem suas próprias refeições, de forma saudável e simples, com o suporte de textos, vídeos, entre outras dicas.

Além de facilitar a vida dos quarenteners, os desenvolvedores buscaram se preocupar com a situação dos comerciantes locais. De início, foi feito um levantamento para o cadastro de pequenos mercadinhos e padarias de bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR). No Rango em Casa, é possível acessar os contatos dos estabelecimentos que fazem entrega domiciliar dos produtos utilizados nas receitas disponíveis.

“Muitos pequenos comerciantes tiveram que se adaptar a essa nova realidade, já que as pessoas estão em suas casas e têm receio de sair às ruas para fazer compras. Com o cadastro disponível, os consumidores podem fazer os pedidos em mercados de seus próprios bairros e receber os produtos na porta de casa”, enfatizou, Simone Almeida. Ao longo do tempo, os proprietários de pequenos negócios poderão preencher o cadastro disponível na plataforma e serem acrescentados na lista de fornecedores.

cadastro fornecedores

Além de Almeida, participaram do desenvolvimento do Rango em Casa docentes e estudantes das áreas de Hotelaria, Turismo, Administração, Sistema de Informação e Design. O projeto foi desenvolvido remotamente, por meio de videoconferências e, principalmente, através de interações num grupo do WhatsApp.

“Acredito que depois dessa crise, muita coisa irá mudar nas nossas vidas, inclusive dentro das universidades. O trabalho colaborativo, a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de áreas distintas, a busca por resolução de problemas concretos: essas são realidades que chegaram para ficar e que devem transformar nossa forma de fazer ensino, pesquisa e extensão dentro das universidades”, destacou Simone Almeida.

Conheça: www.rangoemcasa.com

Instagram: @rangoemcasa_oficial