UFRPE entre as principais instituições do país em governança e gestão pública, segundo TCU

foto aérea da sede da UFRPE

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) figura entre as instituições públicas com o melhor Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (IGG) do país. De acordo com o levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), entre as 117 Instituições de Ensino (universidades, institutos, fundações, centros, colégios e escolas) que tiveram seus dados divulgados pelo órgão de controle, a UFRPE foi a mais bem avaliada de Pernambuco, a 3ª do Nordeste e a 8ª em todo o país, atingindo um percentual de 61% no IGG.

Os dados avaliados referem-se ao ano de 2018 e foram divulgados recentemente pelo TCU. Se comparado aos relatórios de 2017, ano em que o TCU passou a divulgar o IGG no atual formato, a UFRPE subiu um total de 4% no índice que mede a governança e a gestão pública entre as organizações brasileiras, passando de 57% para os atuais 61% no IGG. O resultado posiciona a UFRPE entre as instituições públicas melhor avaliadas do país pelo TCU.

ranking de universidades federaisEntre as universidades avaliadas, a UFRPE teve um desempenho bastante positivo no comparativo com outras instituições. Das 63 universidades federais brasileiras, a UFRPE ficou na 4ª colocação entre os melhores índices integrados de governança e gestão pública, ao lado da Federal da Fronteira do Sul (UFFS), que também atingiu os 61% no IGG. Apenas as federais de Lavras (UFLA), Mato Grosso do Sul (UFMS) e Rio Grande do Norte (UFRN) ficaram à frente da UFRPE no ranking “universitário” da governança e gestão pública.

No total, 498 organizações tiveram seus índices disponibilizados pelo TCU. Entre essas, a UFRPE ficou com a 87ª posição, o que coloca a Rural entre as instituições os melhores índices de governança e gestão pública participantes. Desse grupo fazem parte, além das instituições de ensino, autarquias, bancos, casas legislativas, conselhos profissionais, órgãos estaduais e distritais, estatais funções essenciais à justiça, fundações, fundos, órgãos militares, ministérios, órgãos do executivo (administração direta), paraestatais, tribunais, unidades de saúde.

“Esse resultado demonstra o compromisso que nossa Universidade tem com a administração pública, em todas as suas dimensões”, destacou a reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena. A reitora ressaltou a seriedade com que a Federal Rural de Pernambuco atua em áreas como planejamento, gestão de contratos, gestão de pessoas, monitoramento de processos, inovação na gestão de compras, assertividade na tomada de decisão, entre outros temas relacionados à governança e à gestão pública.

Pra o vice-reitor, professor Marcelo Brito Carneiro Leão, os bons resultados demonstram a constante preocupação com a melhoria da gestão universitária entre os diversos segmentos da UFRPE. “Acreditamos que a UFRPE realiza muito bem as atividades fins – Ensino, Pesquisa e Extensão. E pensamos focar cada vez mais no fortalecimento das atividades meio, com uma preocupação especial com a governança e a gestão institucional”, enfatiza. “Planejamento, execução, monitoramento e avaliação são preocupações permanentes na gestão da UFRPE”, ressaltou o vice-reitor.

GOVERNANÇA E GESTÃO PÚBLICA

informações sobre posições da ufrpe no iggDesde 2017 o TCU passou a disponibilizar o IGG, índice que é resultado da unificação de quatro levantamentos de governança com foco na gestão pública: pessoas, tecnologia da informação, contratações e governança. O levantamento de informações sobre as instituições públicas passou a ser anual, sendo também utilizado como parte integrante do processo de prestação de contas das instituições. Segundo o TCU, a ação faz parte de um processo de levantamento de informações que busca conhecer melhor a situação da governança no setor público, além de estimular as organizações a adotarem boas práticas de gestão.

A Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento da UFRPE, Carolina Raposo, ressalta a importância da avaliação feita pelo TCU, destacando o elevado grau de exigência que o órgão de controle utiliza em seu questionário avaliativo. "Todas as informações apresentadas pelas instituições públicas ao TCU precisam ser subsidiadas por meio de resoluções, portarias, publicações em Diário Oficial. Tudo é respaldado, tudo precisa ser documentado e comprovado”, destacou.

A elevação no IGG de 57% para 61%, segundo a pró-reitora de Planejamento, é sinal de que a UFRPE tem investido no aprimoramento da gestão pública em suas diversas dimensões. "O resultado divulgado pelo TCU mostra que a UFRPE está no caminho certo, buscando alcançar os mais elevados níveis de atuação estratégica", ponderou Carolina Raposo.

Confira no anexo abaixo a avaliação da UFRPE no Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública - ciclo 2018, realizado pelo Tribunal de Contas da União.

Clique aqui e confira também os relatórios das 498 instituições públicas avaliadas.