UFRPE entrega certificados do Projeto de capacitação de trabalhadores em Lagoa do Carro (PE)

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através do Departamento de Ciências Domésticas e da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, em parceria com a Prefeitura de Lagoa do Carro-PE, entrega certificados a mais de 100 trabalhadores/as capacitados/as por meio do Projeto de Capacitação e Desenvolvimento Pessoal de trabalhadores/as para Serviços de Hospedagem e Outros Segmentos do Setor de Turismo. O evento de conclusão dos cursos aconteceu no referido município no último dia 20/12/2017 em grande estilo.

O referido projeto vem sendo desenvolvido desde junho de 2017  e ofereceu os cursos de Recepcionista comercial e para os meios de hospedagem; Camareira; Auxiliar de Serviços de Limpeza; Cozinheiro Básico; Auxiliar de Cozinha, todos com 120 horas / aula.

Por meio do referido projeto, a equipe do Departamento de Ciências Domésticas / UFRPE desenvolve ações que promovem a formação humana, política, cultural e ética, bem como a profissionalização e a inserção de trabalhadores (as) nos meios de hospedagem e outros segmentos do setor de turismo e outros serviços: cozinhas, bares, restaurantes, clínicas e hospitais, escolas, condomínios, unidades domésticas, empresa prestadoras de serviços de higiene e limpeza e outras organizações que absorvam os profissionais que serão capacitados. Em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016 mais de 3000 trabalhadores/as foram capacitados através do referido projeto nos municípios de São Lourenço da Mata, Lagoa do Carro, Recife e Olinda e em 2017 por solicitação da prefeitura o projeto voltou a ser desenvolvido novamente em Lagoa do Carro. Em 2011 o projeto foi desenvolvido nesse município e capacitou 1000 trabalhadores/as.

O projeto está com data marcada para começar suas atividades em Recife em 2018, no dia 16/01 em parceria com o SINDSPREV-PE, a perspectiva é capacitar 1000 trabalhadores/as através dos cursos de Recepcionista; Camareira; Auxiliar de Serviços de Limpeza; Cozinheiro Básico; Auxiliar de Cozinha; Cuidadores de Idosos, todos com 150 horas / aula.

O projeto conta com a parceria das prefeituras, fundações, institutos e ONGs que procuraram o Departamento de Ciências Domésticas/ UFRPE para realizar os cursos tendo em vista a necessidade de qualificação dos (as) trabalhadores (as) para o mundo do trabalhão, ressaltando o know-how de mais de 20 anos que a equipe do Departamento de Ciências Domésticas possui na área de capacitações para o setor em pauta.  O desenvolvimento do projeto envolve além de professores do departamento, estudantes e profissionais de Economia Doméstica, Gastronomia, Ciências do Consumo e Administração.

Segundo a coordenadora do projeto, a Professora Dra. Joseana Maria Saraiva, os cursos contemplam, além da capacitação técnica específica para o exercício das atividades inerentes a cada profissão, a abordagem de temas como identidade, integração, comunicação, grupo, gênero, ética, consumo, cidadania, trabalho e relações de trabalho. A Profª ressalta “Pretendemos estimular o (a) trabalhador (a) a pensar, conviver e melhorar suas relações consigo mesmo, com o outro e com os grupos dos quais participam e nos quais pretendam se inserir”, além, da capacitação para o trabalho.

Todos os cursos oferecidos pelo projeto têm carga horária de 120 horas/aula, subdivididas nos seguintes módulos: I - Desenvolvimento Pessoal e Social do Trabalhador (a); II – Específico; II-Vivência Prática. Para os cursos de Camareira e Auxiliar de Serviços de Limpeza e Auxiliar de Cozinha, exige-se que o (a) trabalhador (a) esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Fundamental e para os demais, o Ensino Médio ou superior.

Entrega de certificado a participantes

entrega de certificado a participantes da capacitação