UFRPE faz homenagem a Naná Vasconcelos: boneco gigante e nações de maracatu

Imagem do boneco gigante de Naná Vasconcelos em frente à Pró-Reitoria de Extensão

Uma homenagem a Naná Vasconcelos abriu oficialmente o carnaval da UFRPE, num dia de celebração a esse grande mestre da cultura pernambucana, doutor Honoris Causa em 2015 pela Instituição. Nações de Maracatu, familiares de Naná, orquestra e passistas de frevo somaram-se à comunidade universitária para fazer mais uma reverência a Naná. Na ocasião, foi realizado o lançamento do boneco gigante de Naná Vasconcelos, numa pareceria da UFRPE com a Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda.

Maracatu Estrela Brilhante
Maracatu Estrela Brilhante do Recife homenageia Naná

A festa contou com a presença das nações de maracatu Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho, Recife, e Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata. “Naná deixou um legado muito importante para as nações de Maracatu. É o nosso mestre e sua obra permanece em todos nós. Infelizmente esse legado não vem sendo respeitado por todo mundo”, ressaltou Marivalda Maria, rainha do Maracatu Estrela Brilhante, referindo-se às mudanças na participação das nações de maracatu no carnaval 2018.

Além das Nações, crianças da Escola de Música Naná Vasconcelos da UFRPE, a Orquestra das Pás e a Escola de Passistas das Pás trouxeram mais alegria no dia do lançamento de seu boneco gigante, produzido pelo Mestre Camarão, artesão da Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda, do Alto da Sé.

Mestre Camarão e sua crianção: segredo até a última hora
Mestre Camarão e sua criação: segredo até a última hora

O boneco ficou em segredo até o momento de seu lançamento na UFRPE. A alegoria mede ao todo 2,10m de altura, 18kg de peso e "veste" roupas semelhantes a que Naná usava em suas apresentações.

“Sempre quis fazer essa homenagem a Naná Vasconcelos, um ícone da nossa cultura que levou o nome de Pernambuco por todo o mundo. Fico muito feliz em lançar o boneco gigante desse mestre numa festa tão bonita e importante”, ressaltou.

Além do Mestre Camarão, Ronald Montenegro e o artista Plástico André Luiz representaram a Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda na festividade. O boneco encontra-se em exposição na Casa, que fica no Alto da Sé. No dia 3 de fevereiro, a alegoria viaja ao Rio de Janeiro, onde participa do Casa Bloco, um encontro de carnavais de rua do Brasil com representantes de Recife, Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

“Naná Vasconcelos está sempre presente em nossa Universidade, permanece vivo em nossos corações e pensamentos” ressaltou a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, destacando a importância do mestre percussionista para a Instituição. “Em 2015 conferimos a Naná nossa maior comenda, com o título Doutor Honoris Causa. Com essa festa, queremos prestar mais uma homenagem ao mestre e ao seu legado”

Cenilda Vasconcelos: irmã de Naná defende legado do mestre

Presente à festa, familiares de Naná Vasconcelos destacaram a emoção nesta homenagem ao mestre. “Muito se falou do processo de desconstrução da figura de Naná, com a ausência das nações de maracatu na abertura do carnaval. Mas prefiro ficar com a alegria desse momento, com o reconhecimento e o carinho que esta universidade teve e continua tendo com meu irmão”, disse Cenilda Vasconcelos, irmã de Naná.

A solenidade foi organizada pela Coordenação de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (PRAE). O lançamento do boneco gigante contou com a presença de docentes, estudantes, técnicos, gestores e do público convidado, além de familiares de Naná e representantes da cultura popular.

UFRPE E NANÁ

Naná Vasconcelos recebeu o título Doutor Honoris Causa em novembro de 2015, a partir de iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFRPE, em virtude de sua brilhante contribuição no desenvolvimento da arte e da cultura. A Instituição reconheceu com a mesma comenda nomes como Luiz Gonzaga (2012), Ariano Suassuna (2005) e Dom Helder Câmara (1984). Naná Vasconcelos também dá nome à Escola de Música da UFRPE, que busca promover a integração de crianças e adolescentes das comunidades do entorno da Universidade.

Confira abaixo algumas imagens da solenidade.

Boneco Gigante de Naná Vasconcelos é lançado na Pró-Reitoria de Extensão

Nações de Maracatu, orquestra e passistas de frevo homenageiam Naná

Marivalda Maria, do Maracatu Estrela Brilhante, defende legado de Naná Vasconcelos

Professor José Nillton, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFRPE