UFRPE ganha bookcrossing e novo espaço de convivência nesta sexta (4/08)

O campus-sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Bairro de Dois Irmãos, vai ganhar novo espaço de convivência e seu primeiro bookcrossing – prática de deixar um livro em local público para ser encontrado e lido por outra pessoa. A iniciativa ganha vida nesta sexta-feira (4/08), a partir das 14h, durante a II Jornada de Comunicação e Extensão Florestal e III Seminário de Extensão Pesqueira para o Ciclo Básico de Engenharia de Pesca, no Departamento de Educação.

O Bosque Paulo Freire será inaugurado durante a programação, incluindo plantio de mudas, arte em muro, acrobacias, canto, música e apresentação de vídeo produzido por estudantes de Engenharia de Pesca. O bookcrossing será lançado por meio da instalação de uma estante com os primeiros livros doados, que podem ser pegos e lidos livremente por qualquer pessoa interessada e possivelmente doadora de novos livros.

A ideia veio dos discentes inscritos na disciplina Comunicação e Extensão Rural, do Curso de Engenharia Florestal da UFRPE, em parceria com os matriculados na disciplina Extensão Pesqueira (2017.1), sob a coordenação do professor Angelo Brás Callou. Também participam, com o lançamento do Catálogo das Atividades de Extensão Pesqueira 2010-2016 os estudantes da disciplina Extensão Pesqueira, sob o desenvolvimento da professora Salett Tauk.

De acordo com o professor Brás Callou, o que move o projeto e os eventos é a energia dos jovens estudantes, que, pouco a pouco, reconhecem o papel da universidade para além das salas de aula. “Como a comunidade acadêmica necessita de mais locais de convivência, podemos considerar os diversos espaços verdes existentes, que poderão abrigar exemplares da fauna, bem como serem utilizados para aulas práticas e atividades de educação ambiental”, ressalta.

A II Jornada de Comunicação e Extensão Florestal parte do tema Áreas Verdes de Convivência na Rural, propondo-se a contribuir com essa questão para a conscientização e o diálogo da comunidade em torno da conservação e valorização do patrimônio ambiental.

Já o III Seminário de Extensão Pesqueira para o Ciclo Básico de Engenharia de Pesca tem o objetivo de discutir as políticas de Extensão Rural e Pesqueira, no Estado de Pernambuco, aspecto considerado da maior importância para os profissionais da extensão, e da Extensão Pesqueira em particular, em virtude do desmantelamento do Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2015.

A realização das iniciativas teve o apoio do Departamento de Educação (DED), do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), do Departamento de Ciência Florestal (DCFl), do Departamento de Logística e Serviços (Delogs) e do Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia de Pesca.