UFRPE inaugura Biblioteca Professor Manuel Correia de Andrade

fachada da biblioteca manuel correia de andrade

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou, nesta quarta-feira (18/04), a abertura da nova Biblioteca Setorial Professor Manuel Correia de Andrade (BSMCA). A inauguração do espaço foi realizada às 14h, horário em que as portas foram abertas à comunidade universitária. Integrante do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), a BSMCA é a sexta biblioteca da UFRPE e a primeira a atender áreas específicas do conhecimento, sendo dedicada às ciências humanas e às ciências sociais aplicadas.

servidora da ufrpe segurando livro. ao fundo, prateleira com livrosA servidora Juliana Macedo (foto ao lado), pedagoga lotada na Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti), foi a primeira usuária da nova biblioteca da UFRPE. No momento da abertura do espaço, ela já aguardava ansiosa para conhecer o novo equipamento da Instituição.

“Sou usuária do sistema de bibliotecas da Rural há algum tempo e sentia falta de alguns livros, inclusive de obras tradicionais da minha área, a Pedagogia. E hoje já encontrei vários títulos aqui na biblioteca, tanto é que já vim fazer um empréstimo de uma obra”, destacou. “Certamente essa nova biblioteca irá ajudar muito, especialmente quem é da área de humanas. Além disso, é um espaço muito bonito, moderno e agradável”, disse Juliana, que se prepara para seleções de doutorado do segundo semestre.

De acordo com Wellita Santos, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UFRPE), a nova unidade abre novas perspectivas para a gestão de espaços desse tipo na Instituição. ”"Diferentemente das bibliotecas que tínhamos até agora, que são generalistas e buscam atender diversas áreas do conhecimento, esta é específica e nos possibilita oferecer produtos, serviços e acervo que venham atender as demandas das ciências humanas e sociais aplicadas", comentou.

imagem do interior da biblioteca, com estantes de livros, cadeiras e mesasA nova Biblioteca possui uma área construída de aproximadamente 2600 metros quadrados, distribuídos numa estrutura moderna, contemporânea e multiuso. O espaço conta com dois salões de leitura, sala de estudo em grupo, cabines de estudo individual, sala de projeção, um auditório para 96 lugares, espaços para a realização de eventos, um mirante, e um acervo de mais de 30 mil exemplares disponíveis para a comunidade universitária.

“A proposta é de que este espaço seja não só um ambiente de estudos, mas também de eventos, de discussões, uma biblioteca viva, dinâmica, da palavra, do som", enfatizou o vice-reitor Marcelo Brito Carneiro Leão, presente à inauguração.

O gestor destacou os desafios enfrentados para a conclusão da obra da biblioteca. No início da primeira gestão da reitora Maria José de Sena, em 2012, a obra estava iniciando e enfrentou diversos problemas, em decorrência de dificuldades com a empresa responsável pela construção. “É uma grande alegria para todos nós a conclusão dessa obra, depois de tantos desafios”, ressaltou o vice-reitor.

vice-reitor e equipe da biblioteca
   Vice-reitor, equipe do SIB e convidadas numa das salas da Biblioteca

Coordenadora da nova biblioteca, a bibliotecária Elisabeth Araújo convida estudantes, docentes, técnicos-administrativos e toda a comunidade para conhecer e "ocupar" os diversos espaços do equipamento.

"Convidamos toda a comunidade acadêmica para conhecer nossos espaços e usufruir que tudo o que a gente preparou para o nosso público", disse.

Confira abaixo um vídeo e fotos da Biblioteca Setorial Professor Manuel Correia de Andrade.

foto do interior da biblioteca

foto de mesas e cadeiras do salão de leitura

foto de estantes com livros

foto auditório biblioteca