UFRPE inicia ano letivo com novo portal

Em harmonia com o novo perfil da UFRPE, cujas transformações vão concretizando sua face plural e alinhada aos novos desafios do Estado e do País, a Instituição lança seu novo portal  no início do ano letivo. A partir desta quinta-feira (12/03), o mesmo endereço www.ufrpe.br passa a abrigar o novo site institucional, uma solução mais segura e transparente para facilitar a navegação e minimizar possíveis incidentes.

Desenvolvido na plataforma Drupal, considerada uma das mais seguras e eficientes do globo, o novo portal da UFRPE oferece destaque às notícias que movimentam a rotina de pesquisadores, estudantes, professores e técnicos-administrativos, bem como permite mais fácil acesso às informações relevantes à comunidade universitária e a cidadãos e cidadãs externos à Instituição.

Utilizada por organizações como ONU, Casa Branca, Greenpeace UK, Universal Music, Harvard e Unicamp, a plataforma Drupal permite maior controle, flexibilidade, entre outras vantagens, permitindo a criação de estruturas modulares e ferramentas de gestão de aplicativos e conteúdos. O novo site da UFRPE, no entanto, é uma solução provisória, devendo ser aperfeiçoada a partir da inserção de novas ferramentas e módulos que estão sendo desenvolvidos para aprimorar a navegação e a acessibilidade dos usuários.

Enquanto as soluções de importação de banco de dados estão sendo desenvolvidas, o site antigo estará disponível em endereço alternativo, a ser destacado no novo portal para possíveis consultas e pesquisas.

O novo web-site da UFRPE foi desenvolvido pela parceria entre a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), conforme previsto no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e posterior aprovação do Conselho de TI (CTI), sob coordenação da Vice-Reitoria da UFRPE.