UFRPE lamenta falecimento do professor aposentado Eudes de Souza Leão Pinto

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado Eudes de Souza Leão Pinto. A reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, assinou decreto de luto oficial por três dias na Instituição.

O velório será realizado neste sábado (15/09), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, a partir das 15h. Uma missa será celebrada às 18h e o sepultamento ocorrerá às 19h.

Eudes de Souza Leão Pinto nasceu em 08 de julho de 1920, no Recife. Em 1937, foi o 1° colocado no vestibular de Agronomia.  Foi nomeado Secretário de Estado de Agricultura, Indústria e Comércio no governo  de Etelvino Lins, período no qual desenvolveu importantes atividades e projetos, tendo criado os seguintes serviços: Defesa do Solo, Defesa Fitossanitária com povilhamento e pulverização por avião; Criação da Companhia de Armazéns Geral e Silos (CAGEP); Apoio às Cooperativas e Associações Rurais, expandindo o Crédito Rural.

Recebeu o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em virtude das suas ações científicas, técnicas, econômicas e sociais para o bem do Estado e da Nação, independentemente do cumprimento das ações docentes no âmbito dessa Universidade, bem como por haver honrado a profissão de Engenheiro Agrônomo e desempenhado com competência suas funções extra-universidade ao longo dos seus cerca de 70 anos de atividades profissionais.