UFRPE lamenta morte de Ivon Fittipaldi

A Universidade Federal Rural de Pernambuco expressa grande pesar pelo falecimento do professor Ivon Fittipaldi. Reitera-se a nota abaixo da Academia Pernambucana de Ciência e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência sobre a perda deste grande cientista:

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIA (APC) E DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC) PELO FALECIMENTO DO CIENTISTA IVON FITTIPALDI

Faleceu hoje, dia 29/12/2020, o Dr. Ivon Fittipaldi, professor e cientista muito atuante em Pernambuco e no Brasil. Ele estava hospitalizado há cerca de 13 dias, em estado grave e não resistiu à Covid-19. Personalidade marcante e cativante, Fitti, como era conhecido pelos inúmeros amigos, deixa um legado importante para a ciência e a educação no Estado e no País.

Fittipaldi era professor aposentado da UFPE há alguns anos. Fez a graduação em Engenharia Elétrica na UFPE, mestrado e doutorado em Física Teórica na USP-SP. Fez pós-doutorado na Temple University (1974) e Oxford University (1975), como bolsista do CNPq. Foi professor visitante na Nagoya University, Nagoya, Japão (1982), como Fellow da Japonese Society for Promotion of Science–JSPS. Foi pesquisador visitante no Laboratório de Física dos Sólidos do CNRS de Orsay, França (1985). Foi também professor visitante convidado no Instituto de Física da Academia Polonesa de Ciências, Varsóvia, Polônia (1988). Foi, ainda, pesquisador visitante na qualidade de Fulbright Fellow na Boston University, Boston, USA, no biênio (1987-1988).

Fittipaldi desempenhou um papel importante na implantação do Departamento de Física da UFPE, na década de 1970, sendo um dos membros fundadores deste Departamento. Simultaneamente, com o trabalho de ensino e pesquisa, assumiu diversos cargos acadêmicos/administrativos na UFPE. Foi membro da primeira diretoria da Associação dos Docentes da UFPE, Chefe do Departamento de Física, Coordenador da PG em Física, Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e criador da Homenagem aos Notáveis Cientistas Pernambucanos já falecidos. Após a aposentadoria ele assumiu a Coordenação da Representação Regional do Ministério da Ciência e Tecnologia no Nordeste.

A morte de Ivon Fittipaldi é um acontecimento muito triste. Perdemos um profissional competente, dedicado, muito proativo, otimista e sempre disposto a investir seu tempo em atividades que contribuíam para o desenvolvimento da Ciência no País e, em particular, em Pernambuco. Perdemos um batalhador incansável pela defesa da ciência e tecnologia, em um momento em que precisamos de pessoas como ele para defender o País contra os negacionistas da ciência.

Descanse em paz, Fitti, você que cumpriu muito bem sua missão entre nós. Você viverá na memória de todos nós, seus amigos, companheiros de jornada e batalhadores pela ciência, pela educação e pela democracia em nossa terra. Você voou com as asas da liberdade, da ciência e da poesia em direção ao infinito e deixou uma marca indelével em seu entorno e em nosso meio científico.

Deixamos aqui o nosso voto de profundo pesar a todos os familiares e amigos e o nosso reconhecimento e agradecimento pelo muito que Ivon Fittipaldi fez pela ciência e pela educação em Pernambuco e no Brasil.

José Antônio Aleixo da Silva                                                        Ildeu de Castro Moreira                                    Presidente da APC                                                                     Presidente da SBPC.