UFRPE lança Cátedra Paulo Freire com destaque na educação para a sustentabilidade

logo da Cátedra Paulo Freire

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)  se prepara, com entusiasmo, para lançar a Cátedra Paulo Freire. Com trabalhos voltados à educação para a sustentabilidade, o espaço de ensino, pesquisa e extensão será inaugurado em 20 de setembro, às 19h30, no Departamento de Educação (DEd). A instância funcionará no segundo andar do Bloco B do DEd.

A data de lançamento da Cátedra coincide com o X Colóquio Internacional Paulo Freire, que acontecerá entre 20 e 22 de setembro, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). A cadeira máxima inaugurada na UFRPE será oficializada como parte do evento.

No Brasil, existem oito cátedras Paulo Freire. A sustentabilidade era lacuna dentro desses espaços de orientação freiriana; a proposta da Cátedra é suprir essa brecha. A diretora do DEd, professora Monica Lopes Folena Araújo, destaca que Paulo Freire era envolvido com a luta social e, por isso, a sustentabilidade não pode ser trabalhada apenas na questão ambiental. A proposta do espaço institucional, para ela, “envolve as sustentabilidades social, política, econômica e educacional”.

Dar visibilidade às atividades da UFRPE é um dos objetivos da instância de pesquisa, ensino e extensão, que buscará se vincular à Unesco no seu primeiro ano de trabalho. “A cátedra vem somar esforços aos outros espaços onde Paulo Freire já é guia, para gerar ações no tripé universitário. Não só hoje, mas há muito tempo, o pensamento de Paulo Freire é imortal; é mais atual do que nunca. Alguns ensinamentos que ele nos traz é que a educação precisa ser problematizadora, viva, dialógica, humanizadora”, frisou Monica.

A instância freiriana é um ganho para as modificações da UFRPE. A professora conta que, ao olhar para as áreas de ciências humanas e sociais, elas se sobressaem dentro da universidade. “Os cursos de licenciatura cresceram em número em relação aos bacharelados. A vertente humana e social traz um outro olhar para a instituição, que continua sendo rural, mas que é um rural na Rural. Como pensar o rural na Rural?” indaga Folena, na medida em que esclarece a contribuição da sustentabilidade para a dinâmica universitária.

Vários grupos da UFRPE serão ligados à Cátedra Paulo Freire, a exemplo de: Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO); Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, Infância e Juventude (GETIJ), Grupo de Pesquisa O Lugar da Interdisciplinaridade no Discurso de Paulo Freire (UFRPE, UPE, FACIG, Faculdade Santa Helena) e Grupode Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE), da Universidade Federal do Sergipe.

A institucionalização de um espaço em que Paulo Freire é guia surge num movimento de reconhecimento e visibilidade do pesquisador, educador e filósofo brasileiro, reconhecido internacionalmente. O pernambucano é reconhecido  por sua contribuição na História da Pedagogia, influenciador da pedagogia crítica com reconhecido trabalho na Educação Popular, o que o tornou Patrono da Educação  Brasileira.

O diálogo na UFRPE para formação da instância freiriana surge em 2018, a partir da pesquisa de pós-doutorado de Monica Folena. A professora do DEd pesquisou como as cátedras, centro e institutos sobre Paulo Freire no Brasil trazem a temática da sustentabilidade.