JavaScript não suportado

 

UFRPE lança novo programa institucional de Pós-Graduação Lato Sensu

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE (PRPPG/UFRPE) realizou, na última sexta-feira (10/04), o lançamento do Novo Programa Institucional de Pós-Graduação Lato Sensu da UFRPE, que terá como gestores a Coordenação Geral dos Cursos Lato Sensu (Clase), a Fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe) e o Núcleo de Relações Institucionais e Convênios (Nuric).

A solenidade teve lugar no Auditório Irene Maia Rocha (PRPPG/UFRPE) e contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Pessoa Guerra, e da coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu, professora Flávia Conceição Ferreira.

Participaram, ainda, do lançamento: o professor Emidio Cantidio de Oliveira Filho - ex- reitor da UFRPE e atualmente assessor de Assuntos Estratégicos de Planejamento Institucional da UFRPE, que contribuiu com o desenvolvimento do Novo Programa Institucional de Pós-Graduação Lato Sensu; a Fadurpe, responsável pela gestão financeira dos Cursos de Especialização, representada pela administradora de empresas Ivaneide Machado Strauss; e o Nuric, setor institucional responsável pelo acompanhamento de convênios firmados entre a Universidade e a Fadurpe, que foi representado pelo servidor Emerson Pedrosa, Coordenador de Projetos do Nuric/UFRPE com destacada experiência em modelos de gestão pública institucional.

A reunião foi iniciada com a fala da pró-reitora, que registrou a importância de, neste primeiro momento do Programa, a Universidade ofertar cursos de especialização nas áreas de Agrárias, Medicina Veterinária, Engenharias, Pesca e Zootecnia, visto que há uma demanda favorável à promoção de tais cursos. A professora Madalena falou também sobre a competência intelecto-científica de nosso corpo docente, salientando o caráter educacional e humanizador de nossa Instituição na formação de profissionais qualificados nas diversas áreas do conhecimento. Por fim, reconheceu que há uma enorme demanda dos setores públicos e privados na formação de profissionais mais qualificados e no desenvolvimento de competências necessárias exigidas no mundo do trabalho e que, portanto, a UFRPE possui professores competentes para o desenvolvimento de projetos nas áreas demandadas.

Em seguida, a professora Flávia Conceição informou que tal Programa irá contemplar inicialmente os cursos das áreas citadas pela pró-reitora, já que o setor agrário nordestino tem sinalizado a necessidade de ter formação em cursos de especialização.

Nesta reunião,  participaram também: os diretores dos Departamentos de Agronomia e de Engenharia de Pesca, respectivamente Mateus Rosas e William Severi, que contribuíram com importantes intervenções; os coordenadores dos Programas de Pós-graduação de Melhoramento Vegetal (Professora Vivian Loges) e do Programa Integrado em Zootecnia (Professor Francisco de Carvalho); os professores do DEPA, de outros departamentos e docentes das Unidades avançadas do Cabo de Santo Agostinho e de Garanhuns (UACSA E UAG).

Ao final do evento, foi deixado patente que o Novo Programa Institucional de Pós-Graduação Lato Sensu da UFRPE estabelecerá um diferenciado Paradigma no relacionamento institucional entre Departamentos Acadêmicos e a PRPPG/UFRPE na criação, gestão e conclusão dos Cursos de Especialização da UFRPE. A partir desta solenidade haverá agilidade na tramitação dos processos de aprovação dos cursos de especialização, acompanhamento de sua execução, gestão dos recursos financeiros e atendimento aos alunos participantes, já que hoje a CLASE possui um sistema virtual que dá maior agilidade no desenvolvimento das atribuições pedagógicas dos cursos.

A UFRPE, por meio da Clase/PRPPG, e em parceria com os departamentos acadêmicos, o Nuric e a Fadurpe, colocarão suas expertises, bem como meios materiais e humanos para a construção de propostas sólidas de Cursos de Especialização, que venham dignificar a ação da UFRPE nesse importante segmento educacional das Universidades brasileiras.

A Clase/PRPPG  continuará divulgando o Novo Programa Institucional de Pós-Graduação Lato Sensu da UFRPE a todos os que fazem a Instituição. No momento oportuno, segundo o professor Emídio, três ou quatro departamentos serão convidados, ao longo do ano, para um diálogo sobre a possibilidade de oferta de novos cursos.

A galeria de fotos está disponível AQUI