UFRPE oferece novo curso de Ciências do Consumo em 2017

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abre novo curso de graduação para ingresso em 2017. O bacharelado em Ciências do Consumo é pioneiro no Brasil e terá formato inovador, por meio do qual o estudante poderá optar por três eixos de atuação distintos.

Serão 80 vagas – 40 em cada entrada, de manhã e de tarde – disponíveis já em janeiro de 2017 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), porta de acesso a todos os cursos da UFRPE e de outras universidades brasileiras.

O estudante do bacharelado poderá realizar o curso completo, em quatro anos, e obter o diploma de consumólogo ou cientista do consumo, escolhendo entre três eixos de conhecimento, conforme afinidade: Desenvolvimento Humano; Alimentos, Nutrição e Saúde; e Arte, Habitação e Vestuário.

A proposta da graduação foi apresentada pela UFRPE ao Ministério da Educação (MEC) em 2012, quando iniciaram-se os trâmites para a inserção no quadro de vagas da Universidade. Embora exista no exterior, o curso é inédito no Brasil, diferenciando-se da proposta da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, que possui graduação em Ciências Sociais e do Consumo ligada à comunicação.

O/a profissional consumólogo/a poderá trabalhar em diversas áreas e entidades públicas e privadas, a exemplo de: empresas da cadeia têxtil e de confecções, de hospedagens, de projetos de espaços construídos e ambientes, de seguro de saúde; equipamentos de assistência social (CRAS, CREAS, FUNASE, entre outros); hospitais, clínicas e unidades de saúde; instituições de Educação Infantil, de ensino, pesquisa, inteligência mercadológica, de longa permanência para idosos; lavanderias; organizações de políticas públicas, extensão rural, capacitação profissional, controle sanitário e ambiental, controle social, ONGs, prestadoras de serviços de higiene e limpeza, unidades de produção de refeições, cooperativas, fundações e órgãos e associações de direito e defesa do/a consumidor/a.

De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE, professora Socorro Lima, o bacharelado foi pensado e estruturado para atender a complexidade das demandas e gargalos contemporâneos e as necessidades do mundo do trabalho. “É um curso de vanguarda, que está totalmente inserido na contemporaneidade”, destaca.

A graduação em Ciências do Consumo será ligada à estrutura do Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE.

Em 2017, a UFRPE ofertará – na Sede-Campus Dois Irmãos e nas Unidades Acadêmicas do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), de Garanhuns (UAG) e de Serra Talhada (UAST) –  3.560 vagas para os cursos de graduação, sendo 560 vagas na UAG; 720 vagas na UAST; 1980 na Unidade de Sede Dois Irmãos/Recife e 300 vagas na UACSA.

Com sede na cidade do Recife e unidades acadêmicas em todo o Estado, a UFRPE possui 54 cursos de graduação, entre presenciais e a distância, e 48 de pós-graduação, comunidade universitária de cerca de 18 mil estudantes, mais de 1200 professores e mais de mil técnicos-administrativos.

Os cursos de graduação abrangem as ciências agrárias, humanas e exatas, incluindo desde os tradicionais Medicina Veterinária e Agronomia até Lic. em Ciência da Computação, Sistemas da Informação, Administração, Licenciatura em Educação Física e Engenharias como as de Alimentos, de Materiais, Elétrica, Eletrônica e Civil.

Confira todos os cursos no link: http://www.ufrpe.br/br/graduacao