JavaScript não suportado

 

UFRPE participa de debate sobre preservação e recuperação ambiental da Bacia do São Francisco

participantes em debate de rádio
   À esquerda, Ana Virgínia Marinho e Abelardo Montenegro representam
   UFRPE em debate sobre a Bacia Hidrográfica do São francisco.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) participa da Reunião da Câmara Consultiva Regional do Submédio do Rio São Francisco, que está sendo realizada na Câmara de Vereadores de Morro do Chapéu, na Bahia. Representam a UFRPE a pró-reitora de Extensão, professora Ana Virgínia Marinho, e o professor Abelardo Montenegro, assessor dos Campi Avançados e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

Além de integrantes do Comitê, participam da reunião membros da sociedade civil, representantes municipais, acadêmicos. O encontro tem foco na preservação e recuperação ambiental da Bacia do São Francisco.

Entre os principais objetivos do evento, destaque para a aprovação e projetos hidroambientais a serem desenvolvidos ao longo da bacia do Velho Chico, além de planos de saneamento básico para os municípios inseridos na bacia.

Na ocasião, foi aprovado o projeto “Revitalização e Hidrologia Social na Bacia do Ipanema”, proposto pelo professor Abelardo Montenegro. Ações de recuperação nas bacias do Ipanema e Pajeú, em Pernambuco, também foram aprovadas durante a reunião em Morro do Chapéu.

De acordo com o pesquisador da UFRPE, a Bacia do São Francisco é de grande importância nacional, estadual e regional. Cerca de 60% do estado de Pernambuco tem suas bacias hidrográficas contribuindo diretamente para o São Francisco.

Durante os dias de evento, a professora Ana Virgínia Marinho e Abelardo Montenegro participaram de debate na FM Diamantina, sobre a gestão participativa dos recursos hídricos na Bacia do São Francisco.