UFRPE presta homenagens a Brennand, Silvério Pessoa, Jessier Quirino e Instituto JCPM

imagem aérea antiga do campus dois irmãos da ufrpe

O escultor e artista plástico Francisco Brennand, o cantor e compositor Silvério Pessoa e o poeta e compositor popular Jessier Quirino foram os grandes homenageados pela UFRPE, na última segunda-feira (04/11), ao receberem da instituição a Láurea do Mérito Cultural. A comenda é entregue a personalidades do campo artístico e cultural em reconhecimento a suas contribuições para a promoção da cultura do Estado e do Nordeste. A solenidade de entrega será realizada a partir das 14h, no Salão Nobre, no câmpus Dois Irmãos/Recife.

Na mesma ocasião, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social recebe a Medalha Dom Pedro Roeser, concedida anualmente pela UFRPE a pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à educação no país. O Instituto será representado por seu presidente, João Carlos Paes Mendonça.

A entrega das comendas integra a programação comemorativa dos 107 anos de fundação da UFRPE. O evento desta segunda (04/11) contará com a apresentação do Coral da UFRPE, homenagem aos servidores aposentados em 2019 e, por fim, no pavimento térreo do Prédio Central, haverá o corte do bolo comemorativo ao aniversário da Instituição.

As festividades pelos 107 anos de fundação da UFRPE iniciaram no último domingo (03/11), com a celebração de uma Missa em Ação de Graças no Mosteiro de São Bento, em Olinda. O espaço é simbólico para a UFRPE. Foi em Olinda onde os monges beneditinos lançaram a pedra fundamental das Escolas Superiores de Agricultura e Veterinária São Bento, em 1912. Esse ato marcou o que viria a se tornar a UFRPE.

Após as solenidades oficiais, a UFRPE realiza na terça-feira (05/11) a 3ª Corrida e Caminhada da UFRPE, aberta à toda a comunidade acadêmica e comunidades circunvizinhas, mediante inscrição. A concentração acontecerá às 7h30, no estacionamento do Departamento de Educação Física. Na quarta-feira (06/11), a Universidade recebe o concerto da Banda Sinfônica da Cidade do Recife.

Na quinta-feira (07/11), às 17h, será realizado o “Debate Poético”, com a participação de mais de 10 artistas pernambucanos. Entre os nomes confirmados estão Adeíldo Nunes, Antônio Lisboa, Bartolomeu Bueno, Cida Pedrosa, Cristina Amaral, Eugênio Jerônimo, Irah Caldeira, Jaiminho do Exú, Joselito Nunes, entre outros artistas.

Todas as atividades são abertas para as comunidades externa e interna à Universidade. Os estudantes receberão certificado de 4h/aula pela presença no “Debate Poético”.

Mais informações: (81) 3320.6005 / 3320.6598.

Confira abaixo a programação completa.

Programação 107 anos UFRPE