UFRPE produz máscaras de proteção facial para o Hospital da Restauração

máscaras

A partir da próxima segunda-feira (20/04), estará em pleno funcionamento a estrutura montada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco para a produção de equipamentos de proteção individual (EPI’s), para os profissionais de saúde do Hospital da Restauração (HR). Com capacidade de produção de 250 máscaras faciais por semana (50 por dia), a UFRPE irá confeccionar os equipamentos de forma permanente para o HR e outras unidades de saúde, enquanto durar a crise decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Ao todo, a UFRPE realizou a aquisição de quatro impressoras 3D para contribuir com a segurança dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. Duas delas já estão em funcionamento e outras duas serão instaladas nesta sexta-feira (17/04). A estrutura está funcionando no Laboratório de Genética do Departamento de Biologia da UFRPE, no campus Dois Irmãos/Recife.

professor reginaldo de carvalho
     Professor Reginaldo de Carvalho
     coordena a produção das face shields

As máscaras faciais (Face Shields) formam uma espécie de barreira que cobrem todo o rosto e pescoço dos profissionais de saúde. Elas evitam a transmissão da Covid-19 pelo contato direto através de gotículas infectantes produzidas pela fala, espirro, tosse. Em muitos casos, essas gotículas são lançadas até a mucosa nasal ou oral de enfermeiros, médicos, entre outros profissionais, que estejam a menos de um metro do paciente infectado em atendimento.

“Nesse caso, o profissional sem o uso da máscara torna-se mais suscetível à contaminação”, destacou o professor Reginaldo de Carvalho, diretor do Departamento de Biologia da UFRPE, responsável pelo projeto. O docente da UFRPE ressalta, no entanto, que outros EPI precisam ser utilizados juntamente com as máscaras de proteção facial. “As faces shields não substituem o uso das máscaras comuns, que devem ser usadas conjuntamente”.

Atualmente, a UFRPE já possui material suficiente para produzir 2 mil máscaras de proteção para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde do HR. A Instituição já está realizando a compra de material para a produção de mais 10 mil face Shields. Até o final da crise, a previsão é de que até 50 mil máscaras sejam confeccionadas pela equipe da UFRPE.

protótipos da máscaraOs EPI’s estão sendo produzidos a partir de protótipos disponibilizados por empresas via internet. Segundo o professor Reginaldo Carvalho, foram analisados os modelos que mais se adequavam aos equipamentos e à infraestrutura montada pela UFRPE. "Buscamos modelos simples, de boa resistência e que agilizassem a produção com as impressoras 3D que adquirimos e, no caso do modelo escolhido, tivemos o apoio da empresa fornecedora das impressoras que realizou ajustes dentro das necessidades previstas", disse.

De acordo com a reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, a Instituição está comprometida integralmente em contribuir com a proteção dos profissionais do HR e de outras unidades de saúde.

“Recebemos uma solicitação de médicos do Hospital da Restauração, que souberam que estávamos iniciando a produção desses equipamentos. Hoje há muitas dificuldades quanto ao acesso aos EPI’s, como máscaras de proteção, seja na capital ou nos municípios de Pernambuco. Queremos dar a nossa contribuição”, ressaltou a professor Maria José de Sena, reitora da UFRPE.

“Com a ausência desses equipamentos, os profissionais de saúde ficam muitas vezes expostos e correndo risco de contaminação devido à grande demanda de atendimentos de pessoas infectadas. Precisamos unir forças e proteger esses profissionais. Nossa ação vem somar esforços com outros projetos humanitários de combate a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”, completou a reitora.