UFRPE promove ação educativa no bloco Jacaré da Beira Rio

estande educativo do projeto no bloco carnavalesco

Em Pernambuco, Carnaval é tudo, inclusive ciência. Pode conferir o fato no próximo domingo (16/02), durante o desfile do Bloco Jacaré da Beira Rio, na Madalena, quando pesquisadores do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vinculados ao Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR), promovem uma estratégia de conscientização bem animada sobre a preservação das espécies de jacaré comuns em Pernambuco.

Assim como no ano passado, será montado, na Avenida Beira Rio, um estande pedagógico para sensibilizar os foliões acerca da importância das espécies, de acordo com a proposta do Projeto Jacaré/UFRPE, que monitora as populações de jacarés com o compromisso de promover a popularização da ciência, a divulgação científica e o fortalecimento da conservação da natureza.

Durante a concentração do bloco, entre as 11h e as 14h, haverá estrutura para atender crianças e adultos, com atividades lúdicas de produção de máscaras, pinturas corporais, desenhos, cartazes, vídeos, exposição de peças biológicas – ninho, ovos, filhotes, esqueleto, peles, jacarés – fantoches e entrega de leques com informações sobre os jacarés. No ano passado, a ação educativa alcançou um público de 2.500 brincantes.

Para a coordenadora do Projeto Jacaré, professora Jozélia Correia, como a região da Avenida Beira Rio é um dos lugares de fácil incidência de jacarés, no Recife, já que esses animais são relativamente comuns no Rio Capibaribe, o bloco carnavalesco cujo estandarte é ilustrado por esse animal se configura como ótima oportunidade para trazer informações sobre as espécies, aproveitando a alegria e irreverência da época.

Segundo a docente da UFRPE, o Capibaribe e outros rios e afluentes da Região Metropolitana do Recife são habitats em que espécies de crocodilianos são encontradas, sobretudo o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) e o jacaré-paguá ou mirim (Paleosuchus palpebrosus​). Por desconhecimento ou falta de oportunidade, muitas pessoas simplesmente ignoram informações importantes relacionadas a esses animais, sua ecologia, hábitos, aspectos reprodutivos e alimentares, entre outros.

Essa parceria ainda gerou outros frutos relevantes para a conservação dos jacarés na Região Metropolitana de Recife. A experiência de ciência carnavalesca foi levada ao Congresso Brasileiro de Herpetologia, que ocorreu em Campinas-SP, em julho de 2019, sob o título Unindo Cultura Popular e Ciência: ações educativas para conservação de jacarés da Mata Atlântica, e recebeu o prêmio de melhor trabalho científico (poster) apresentado.

No ano passado, o membro da direção do bloco Valdir Pereira ressaltou a importância da parceria entre os pesquisadores da UFRPE e o Jacaré da Beira Rio, que celebra sua 8ª edição em 2020. Para ele, como o bloco realiza seu desfile numa área de grande contato com a natureza, já que o Rio Capibaribe é um ecossistema de presença marcante na Avenida Beira Rio, a ação de educação ambiental está em total sintonia com os propósitos da agremiação.

Neste ano, a concentração está marcada para iniciar às 11h, na Avenida Beira Rio, nº 80, no trecho que fica entre as ruas Altinho e Professor José Torres Pires. Nena Queiroga e Geraldinhos Lins estão entre as atrações da folia.

Mais informações:

LIAR
www.facebook: facebook.com/liarufrpe/

Bloco Jacaré da Beira Rio

www.facebook.com/jacaredabeirario/
www.instagram.com/jacaredabeirario/

cenas do Projeto Jacaré no bloco

ações do projeto jacaré na folia