UFRPE promove colação de grau no Centro de Convenções

Noites de colação de grau são sempre especiais. Se a Universidade Federal Rural de Pernambuco “perde” seus estudantes para o mundo, sabe que o faz tendo oferecido a eles o melhor que poderia oferecer. Graduandos de 18 cursos de bacharelado, 12 de licenciatura e 1 de tecnólogo receberam o diploma em evento realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Os cursos se desepediram dos estudantes, que chegaram neste momento por estarem apoiados sobre ombros gigantes. Foi parafraseando Isaac Newton que Walter Sobrinho, formando do curso de Licenciatura em Química iniciou o seu discurso. O formando destacou o novo ciclo que se inicia com a vida de formado e a necessidade de encarar os desafios da melhor forma e da responsabilidade de todos ali formados, pois “cada um vai lidar com vidas humanas, de alguma forma”.

José Nunes da Silva, professor do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, representou os paraninfos e fez um discurso onde enalteceu a importância de um ensino público e de qualidade, destacando os avanços nas últimas duas décadas em termos de inclusão, sem esquecer do longo caminho que ainda tem a ser percorrido e fez um alerta aos formandos: “A ciência não é isenta. Ela sempre tem um lado e espero que todos aqui reflitam muito sobre isso, pois nossa responsabilidade é enorme”.

A Reitora da UFRPE, Maria José de Sena, discursou e, pedindo licença aos formandos, disse que os homenageados reais da noite eram os pais, pessoas fundamentais e que tornaram possível a caminhada ante todas as dificuldades durante a graduação. Maria José destacou ainda a cultura de inclusão da UFRPE. “Quando tínhamos a opção de aumentar gradativamente o quantitativo de estudantes de escolas públicas, colocamos o valor máximo de 50%. Muitos aqui presentes talvez não terminassem os cursos, não fossem as políticas de inclusão e permanência e nos faz muito felizes poder dar esta chance, seja em Recife, em Garanhuns, Serra Talhada ou qualquer outro lugar onde a UFRPE esteja”.

Estiveram presentes na cerimônia, o Vice-Reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, os Pró-Reitores de Ensino de Graduação, Maria do Socorro de Lima, de Extensão, Ana Virgínia Marinho, de Gestão Estudantil, Severino Mendes Júnior, de Administração, Mozart Alexandre de Oliveira, de Planejamento, Carolina Guimarães Raposo e de Gestão de Pessoas, Patrícia Gadelha Monteiro.

Também à Distância e Tecnologia, Juliana Regueira Diniz, a Coordenadora geral dos Programas de Pós-Graduação, Ana Lícia Marangon, o Coordenador Geral dos Cursos de Engenharia, modalidade graduação e tecnólogo,  José Temístocles Ferreira Júnior, além de professores, técnicos, terceirizados e estudantes.