JavaScript não suportado

 

UFRPE realiza ações do Outubro Pet Rosa

As Universidades tem um papel social importante no desenvolvimento de ações em prol da comunidade.  Tendo ciência disso, o Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE está organizando a terceira edição da campanha de prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas, dentro da programação do Outubro Pet Rosa. O evento, que é uma ação do Projeto de Extensão Conscientização e Atualização, acontecerá entre nos dias 21, 28 e 30/10.

[[{"fid":"3506","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":680,"width":906,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

A população de animais de companhia tem apresentado crescimento mundial. No Brasil, a população de cães e gatos já chegou   a 52,2 e 22,1 milhões, respectivamente, segundo o último levantamento realizado (IBGE, 2013). Ao mesmo tempo, o mercado pet tem apresentado aumento no faturamento anual e o Brasil está em 3º lugar no quadro mundial (Abinpet, 2016). Isto reflete a maior preocupação e cuidados dos tutores com seus animais que vem acompanhado de uma maior sobrevida destes.  Com isso, torna-se mais frequente a ocorrência das doenças ligadas a idade, destacando-se os tumores.

O câncer de mama é a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos. Diversos fatores de risco estão associados a ocorrência de tumores de mama como por exemplo a idade, o uso de hormônios, a gravidez psicológica e também a obesidade. Portanto, a castração precoce, ou seja, antes do primeiro cio, é uma das formas de prevenir a ocorrência dos tumores de mama.  Além disso, evita-se o uso de anticoncepcionais que tem sido associado a maior frequência  destes tumores  em cadelas e gatas.

O diagnóstico logo no início do surgimento da doença é determinante para um melhor prognóstico.  Em geral tem sido observado que quando os tumores são removidos ainda pequenos, a chance de eles aparecerem novamente é muito menor do que quando se espera e os tumores crescem muito.

Observações:
1. No evento em Jaboatão dos Guararapes, que acontecerá em frente à sede da Regional III do Curado II e ao lado do Castramóvel, assim como no Hospital Veterinário da UFRPE,
serão atendidos cadelas e gatas COM TUMOR DE MAMA, e, após triagem, será realizado exame citopatológico.
2. A realização de exames complementares e cirurgia vão depender da disponibilidade de agendamento no Hospital Veterinário da UFRPE.