UFRPE realiza ações do Outubro Pet Rosa no Recife

cartaz com informações do eventoCom o intuito de estreitar relações entre academia e população, o projeto de extensão Câncer em Pets UFRPE realiza, durante o mês de Outubro, a 5ª edição do Outubro Pet rosa. A ação desenvolvida dentro da universidade ganha as ruas do Recife e RMR para instruir e conscientizar os tutores de cadelas e gatas sobre os riscos do câncer de mama. Neste ano, as atividades serão realizadas em três pontos: no Shopping Guararapes , em Piedade (05 e 06/10); na Praça dos Cachorros, Jaqueira (19/10); e por fim, no Hospital Veterinário da UFRPE (30/10). Também há uma ação prevista para Garanhuns, no dia 25 deste mês.

A partir das ações do projeto, os participantes terão oportunidade de saber quais são os tipos de tumores de mama em animais domésticos, como o tutor pode diagnosticar, qual o tratamento.

Katharina Medeiros Costa Gomes (21 anos) é estudante de Medicina Veterinária (8° período) e se mostra entusiasmada para as ações. A discente espera contribuir para a ponte de informações entre universidade e a sociedade. “Pra mim, a importância dessa ação é, principalmente, levar informações aos tutores [de cadelas e gatas], porque muitas vezes eles fazem algo para o animal que acaba sendo prejudicial sem nem ter conta disso”, alerta a estudante. Katharina é extensionista do Projeto Câncer em Pets UFRPE e vai atuar conjuntamente com outros oito estudantes vinculados às ações para o mês de outubro na campanha de prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas.

Aplicação de hormônio para evitar o cio é uma das causas da predisposição ao câncer que, de acordo com os extensionistas, se tornou uma prática comum feita pelos tutores. As ações de extensão no Hospital Veterinário acontecem durante todo ano para conscientização dos tumores que afetam cães e gatos. Em agosto foi o mês de conscientização do linfoma e agora, em outubro, as atividades giram em torno do câncer de mama.

Veja abaixo a programação: