UFRPE realiza consulta à comunidade universitária para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) em novembro

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza, no próximo dia 11 de novembro, Consulta à comunidade universitária para escolha do(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da Instituição referente ao quadriênio 2016-2020. A Comissão Coordenadora da Consulta foi designada pelo Conselho Universitário no último dia 4 de agosto, e já divulgou o cronograma, bem como a regulamentação da consulta. Esses e outros documentos e informações serão todos divulgados, de maneira permanente, até a Consulta, no site institucional, que terá seção especial para esse fim.

As primeiras informações definidas são que os candidatos poderão se inscrever entre os dias 21 e 25 de setembro, e a campanha compreenderá o período de 5 de outubro a 9 de novembro de 2015. A apuração e divulgação dos resultados está prevista para o mesmo dia da Consulta, 11 de novembro.

A construção da resolução que regulamenta a Consulta foi feita por uma comissão inicial, para o fim específico. A minuta foi submetida a discussão e contribuições entre membros do CONSU e aprovada pelo Conselho. O cronograma também foi elaborado pela mesma comissão, sendo aprovado pelo CONSU.

De acordo com a Resolução CONSU nº 099/2015, que regulamenta a Consulta, a Comissão Coordenadora é constituída de nove membros titulares e três suplentes, sendo: três docentes, três técnicos-administrativos e três discentes, além de um membro de cada categoria para a suplência, todos escolhidos pelo Conselho Universitário.

Terão direito a voto todos os servidores técnicos-administrativos ativos do quadro efetivo da UFRPE; todos os estudantes regularmente matriculados no semestre vigente, nos cursos do Ensino Médio e da Educação Profissional de Nível Técnico, de Graduação Presencial e a Distância e de Pós-Graduação stricto-sensu da UFRPE, e todos os professores ativos do quadro efetivo da UFRPE. Cada segmento participante contribuirá na proporção de 1/3 no cálculo do total de votos de cada candidato(a).

Após a divulgação do resultado da consulta à comunidade universitária, caberá ao Colegiado Eleitoral da UFRPE – composto pelos Conselhos Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores – indicar os nomes da lista tríplice, encabeçada pelo(a) candidato(a) da chapa vencedora, seguido dos nomes dos(as) demais candidatos(as), obedecendo, em ordem decrescente, o resultado da consulta.

Entra as novidades da regulamentação da próxima Consulta está a elaboração de resolução única para padronizar os futuros pleitos à Reitoria e Vice-Reitoria da Instituição. Outro fator importante é a expressão, na mesma Resolução nº 99/2015, da necessidade de os candidatos serem “ficha limpa”, ou seja, “serão impugnadas as inscrições de candidatos apontados como inelegíveis de acordo com a Lei complementar nº 135/2010, de 04 de junho de 2010”.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: comissaoeleitoralufrpe@gmail.com

Confira as Resoluções, Normativa e Ficha de Inscrição em anexo, além do Cronograma abaixo.

CRONOGRAMA CONSULTA REITOR(A) E VICE-REITOR(A) UFRPE 2015

[[{"fid":"765","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":"328","width":"624","class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]