UFRPE realiza lançamento da Olimpíada Pernambucana de Matemática nesta terça (18/06)

imagem com texto: olimpíadas pernambucanas de matemática

A fim de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de matemática e aprendizagem nas escolas pernambucanas, a UFRPE promove mais uma edição da Olimpíada Pernambucana de Matemática (Opemat). As inscrições são gratuitas e vão de 17 de junho a 22 de julho. Os professores das escolas públicas e privadas devem inscrever seus alunos por meio do site: www.opemat.com.br. A solenidade de lançamento da Opemat será realizada no auditório da Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade, no campus Dois Irmãos/Recife, a partir das 9h. A comunidade universitária e demais interessados são convidados a participar do lançamento.

Organizada pelo Departamento de Matemática da UFRPE, com apoio de outras Instituições de Ensino Superior, a competição é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Pernambuco. Ocorre em única etapa, por meio de prova realizada, no Recife, e em polos do interior do Estado em outubro. Em 2019, a prova ocorrerá no dia 19 de outubro de 2019 e será composta por cinco questões, que podem ser proposições, múltiplas e discursivas.

A ideia é incentivar os estudos em matemática e também preparar os estudantes para competições internacionais. Os mais bem colocados de cada nível são premiados com medalhas ou menções honrosas. O Nível 1 acolhe estudantes matriculados no 6º e 7º anos do ensino fundamental; o Nível 2, dos 8º e 9º anos do ensino fundamental; e o Nível 3 é para estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio no ano letivo 2019.

A Opemat foi realizada pela primeira vez em 2015 e teve 150 participantes das cidades do Recife e de Caruaru. No ano de 2016, contou com a participação de 176 escolas e 511 estudantes. Já no ano de 2017, participaram cerca de 1.000 estudantes, do Recife e de outros sete municípios. No ano passado, foram 1.380 estudantes provenientes de 168 escolas. Além do Recife, a prova será realizada em Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Ouricuri.

Acesse todos os detalhes no site: www.opemat.com.br

Confira abaixo o cartaz da Opemat 2019.

cartaz opemat