UFRPE realiza matrícula de alunos regulares de 7 a 9 de agosto

foto da fachada ufrpe

banner com informes da matrículaOs alunos regulares da UFRPE devem ficar atentos ao cronograma de matrículas para o segundo semestre de 2019. As matrículas iniciam às 8h da próxima quarta-feira (07/09) e devem ser realizadas até a sexta-feira (09/08), diretamente no Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIG@). O dia 10 de agosto foi reservado para a matrícula dos retardatários, que devem fazer o procedimento até as 23h59.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) recomenda que, antes desse período, os estudantes procurem verificar a situação do CPF no SIG@. Os que se encontrarem com o acesso bloqueado, devem entrar em contato com a coordenação do respectivo curso para que seja efetuado o desbloqueio. Para a matrícula, também é necessário estar com a situação regularizada (sem débitos) no Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE.

Ao realizar o procedimento no SIG@, o estudante deverá imprimir ou anotar o protocolo de requerimento de matrícula, para eventual comprovação futura. É importante ficar atento para a confirmação dos componentes das disciplinas solicitadas, que só é finalizada quando o Sistema gera o número de protocolo. A lista de disciplinas, horários e salas está disponível entre os anexos ao fim do texto.

Os alunos ingressantes (calouros) já estão automaticamente matriculados nas disciplinas do primeiro período de seus cursos, devendo comparecer ao início do semestre letivo, em 12 de agosto, para o início de suas atividades acadêmicas.

O reajuste de matrícula será realizado de 21 a 23 de agosto. Nesse período, será possível fazer o cancelamento de disciplinas sem ônus (para quem fez matrícula no período regular) e incluir disciplinas de outros cursos que sejam optativas ou equivalentes (caso haja vagas).

O cancelamento de disciplinas com ônus e o trancamento de matrícula poderão ser realizados de 2 a 6 de setembro. A PREG destaca que só é permitido o trancamento de semestre para alunos a partir do 3º período de seus cursos, podendo esse procedimento ser realizado em até 4 oportunidades (alternadas ou consecutivas). Os alunos regulares realizam o trancamento diretamente no SIG@. Já os estudantes acompanhados devem fazer o procedimento em suas respectivas coordenações de curso.

Os estudantes que tiveram que cursar a disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) precisam, antes, confirmar o preenchimento do formulário de seguro obrigatório e realizar a entrega do termo de compromisso devidamente assinado na Coordenação Geral de Estágios (CGE), para a respectiva confirmação. Mais informações sobre o estágio podem ser acessadas em www.preg.ufrpe.br/cge.

A PREG lembra ainda que o período de matrículas é fundamental para que seja realizada a renovação de vínculo com a UFRPE. Os alunos que não realizarem o procedimento correm o risco de deixarem de possuir vínculo com a Instituição.

Confira no anexo abaixo o edital de matrícula 2019.2.