UFRPE recebe conceito "muito bom" (4) no IGC. Cursos são bem avaliados

Imagem da fachada da UFRPE, c

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5, no principal indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) que avalia as Instituições de Educação Superior, o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado na semana passada pelo MEC. Com o conceito obtido, a UFRPE continua a figurar entre as principais universidades do país.

Desde 2009 a UFRPE alcançou o conceito 4 no IGC, dado que demonstra a qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Instituição. O IGC é um índice de avaliação de qualidade que conta com os seguintes aspectos: média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação avaliados pela CAPES, e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino: graduação, pós-graduação stricto sensu.

O MEC também divulgou o resultado do CPC de alguns cursos de graduação da UFRPE. Numa escala que vai de 1 a 5, foram avaliados com o conceito 4 as seguintes graduações: Medicina Veterinária (Recife e Garanhuns), Agronomia (Recife, Garanhuns e Serra Talhada), Zootecnia (Recife, Garanhuns). O curso de Zootecnia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada obteve conceito 3 no CPC.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.