UFRPE recebe R$ 15 milhões para obras em novo campus do Cabo

segunda-feira, 4 Julho 2016 - 11h00

FONTE: G1 PERNAMBUCO

Verba será repassada, nesta segunda (4), pelo Ministério da Educação. Unidade fica em polo de indústrias e pretende atender a essa demanda.

O Ministério da Educação autoriza, nesta segunda-feira (4), às 10h, a liberação de R$ 15 milhões para as obras do novo campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Participarão da solenidade, no canteiro de serviços da instituição, o ministro Mendonça Filho a reitora Maria José de Sena.

O novo campus da UFRPE está sendo implantado numa área onde ficam indústrias e empresas prestadoras de serviços. A ideia é garantir a formação de profissionais para atender a essa demanda. Hoje funcionam, de forma provisória, cinco cursos de graduação presencial em engenharias: mecânica, eletrônica, elétrica, materiais e civil. Ao todo, há  300 vagas.

Para atender a essas demandas, a UFRPE implantou um formato inovador. Além do contato direto com empresas e indústrias, desde o primeiro dia de aula, o estudante pode ingressar na Instituição no curso de bacharelado e, após cumprir carga horária mínima de 2.760 horas equivalentes à matriz curricular específica, obter a certificação intermediária de tecnólogo.

A liberação desses recursos foi um pedido feito pela reitora ao ministro, durante audiência em Brasília, em maio. De acordo com Mendonça Filho, a primeira providência da sua gestão foi quitar os passivos com as universidades, hospitais e institutos federais no país, na ordem de R$ 700 milhões. Agora, ele informa que a meta é liberar recursos para as obras e projetos da rede federal que estão paralisados ou em ritmo lento.