UFRPE se destaca em Congresso Mundial de Apicultura com trabalhos de desenvolvimento sustentável

pesquisadoras da UFRPEA UFRPE marcou presença, no início de setembro, no Congresso Mundial de Apicultura, em Montreal – Canadá. A professora da UFRPE Renata Sousa realizou duas apresentações orais, e a estudante Hadja Costa apresentou pôster, todos relacionados aos trabalhos desenvolvidos na UFRPE junto a grupos de agricultura familiar, e que despertaram grande interesse dos participantes e importantes parcerias.

Um dos trabalhos apresentados – e que teve grande repercussão no evento – foi o Beekeeping, women and sustainable development, baseado no Projeto de Extensão Apicultura e Mulheres: uma doce produção, que vem sendo desenvolvido pela UFRPE junto ao grupo de mulheres Agroflores, no Assentamento de Ximenes, em Barreiros-PE.

O projeto tem alcançado resultados surpreendentes, e supera o retorno financeiro, gerando ganhos para a comunidade onde vivem as mulheres e benefícios sociais. A apicultura protagonizada pelo coletivo está alinhada com 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante o Congresso, foi possível dialogar com pesquisadores que atuam na utilização da apicultura para aliviar a pobreza em comunidades ao redor do mundo, a exemplo do trabalho desenvolvido pela ONG Bees for Development em alguns países da África. “Com a apresentação dos estudos realizados na UFRPE, destacou-se, entre os pesquisadores internacionais, o pioneirismo, no Brasil, em pesquisas relacionadas a desenvolvimento e apicultura”, destacou a professora Renata.

plateia da palestra poster

Ao todo, foram apresentados 940 trabalhos, de 134 países. A UFRPE ainda expôs os resultados dos trabalhos Health of Apis mellifera bees in hot climate regions e Behavioral evaluation and biochemical parameters of Apis mellifera bees exposed to glyphosate.

Desenvolvimento Sustentável

Os ODS são agendas de sustentabilidade da ONU que todas as nações signatárias do protocolo precisam implementar a partir de 2015. Até 2030, as nações precisam ter promovido boa parte desses objetivos, para tornar a vida no planeta melhor. Agroflores Ximenes é exemplo na execução dos ODS.

A professora Renata Sousa destaca os Objetivos da ONU alcançados pelo grupo Agroflores. A geração de renda com a comercialização do mel atua para se alcançar o objetivo de Erradicação da pobreza (1).  Com o projeto, as abelhas manuseadas atuam também diretamente no processo de polinização das plantas. Fecundadas pelas polinizadoras, as plantas melhoraram a produção familiar, ajudando na erradicação da fome e na promoção da agricultura sustentável.

A saúde também foi impactada. Com o mel das abelhas, as Agroflores podem usar o produto na comida. Além de nutritivo, é bastante saudável - objetivo 3 alcançado. A desmistificação da atuação da mulher na apicultura contribui para promoção da igualdade de gênero (5); incorporação de mão de obra à ação iniciada pelo grupo atinge o oitavo ODS. “quando nos tornamos multiplicadores/polinizadores dessas ideais, promovemos o crescimento econômico de forma digna”, reforça Renata.

Redução das desigualdades (10), cidades e comunidades sustentáveis (11), consumo responsável (12), combate às mudanças climáticas (13), vida sobre a Terra (15) e parcerias pelas metas (17) foram os outros ganhos que os ODS tiveram com a Agroflores Ximenes. E há perspectiva de potencializar cada vez mais os objetivos: “nosso grande desafio é a meta 17, porque nós precisamos de parceiros. O estado, as prefeituras dos municípios, o público-privado precisam estar ativos juntos com a Universidade e a comunidade”, destaca a docente da UFRPE. O grupo espera novas parcerias com a visibilidade das ações das mulheres.

Com a visibilidade do projeto em Pernambuco e também no âmbito internacional, após o Congresso, algumas iniciativas estão sendo estudadas para investimentos tanto na comunidade quanto em novos grupos.