UFRPE sedia II ciclo sobre o rural e o urbano

O grupo de pesquisa, “Produção de espaço, metropolização e relação rural-urbano”,  formado por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de historia, ciências sociais, pedagogia e economia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, visando ampliar o debate sobre os conceitos e as relações entre o rural e o urbano, sob a lógica da produção espacial, fomenta o “II CICLO DE DEBATES “O RURAL E O URBANO.”

A continuidade deste debate se faz relevante uma vez que se vive uma retomada da valorização do rural, ao mesmo tempo em que este espaço é visto como sinônimo de atraso. Debater sobre esses espaços proporcionam a construção do conhecimento prático e teórico a partir de diferentes ângulos e perspectivas.

Neste sentido, o evento, que ocorrerá no Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE) da UFRPE, de 23 a 26 de fevereiro, pretende debater alguns questionamentos, tais como: Como é possível perceber, caracterizar e identificar o rural e o urbano brasileiro nos dias de hoje? Quais as possibilidades de análise da produção dos espaços rurais e urbanos? Ainda é possível pensar na dicotomia rural – urbano?

Entre as docentes que auxiliarão neste debate estão: Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP / Geógrafo), Rosa Ester Rossini (USP / Geógrafa), Luis Manuel (Historiador /UFRPE) e Mariana Zerbone ( UFRPE / Geógrafa), nas mesas redondas. Além das mesas redondas acontecerá Espaços de Diálogos, lançamentos de vídeos e livros.

Inscrições e demais informações: http://ruralurbanormr.blogspot.com.br/

CRONOGRAMA DO EVENTO

DATA: 23, 24, 25 e 26 de fevereiro de 2016

LOCAL: Universidade Federal Rural de Pernambuco

TÍTULO DAS MESAS:

Horário: 09:00 às 12:00;

- As relações urbano-rural em áreas metropolitanas;

- O processo de urbanização no campo: transformações e resistências;

- Abordagens sobre o rural e o urbano no ensino básico.

GRUPOS DE TRABALHO:

Horário: 14:30 às 18:00;

GT1- As relações urbano-rural em áreas metropolitanas;

GT2- O processo de urbanização no campo: transformações e resistências;

GT3- Resistências no urbano e no rural;

Datas Importantes:

Envio do resumo: 5 de outubro até 8 de novembro de 2015;

Aceite dos trabalhos até 14 de dezembro de 2015;

Data para envio do trabalho completo: 15 de dezembro de 2015 até 25 de janeiro de 2016.

[[{"fid":"1276","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

VALOR DA INSCRIÇÃO:

Estudante: R$20,00