UFRPE sedia primeiro seminário ‘utilização de drones: atividades acadêmicas e serviços públicos’

O Departamento de Estatística e Informática (DEINFO/UFRPE) junto com o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE), a Polícia Militar do Estado, Prefeitura da Cidade do Recife, Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (ParqTel) e o Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto - GEOSERE, realizaram na última sexta-feira (30.11), o primeiro seminário ‘Utilização de drones: atividades acadêmicas e serviços públicos’, na UFRPE.

No primeiro momento do evento a Reitora da UFRPE, Maria José de Sena, mostrou a satisfação da instituição em participar e ajudar no desenvolvimento e aplicação do uso do drone em variadas áreas, desde a saúde até o desenvolvimento de pesquisas realizados pela universidade, visando os bons resultados para atender as necessidades da comunidade e da própria UFRPE. O professor Hernandes Pereira, do Departamento de Pós-Graduação de Engenharia Agrícola, reforçou a importância da tecnologia no meio acadêmico, não só como um instrumento de monitoramento, mas como parte da construção dos avanços e melhorias na área.

O seminário teve um caráter informativo e teve como objetivo apresentar aos presentes as qualidades e as tecnologias embarcadas com o uso de drones. Os participantes puderam conhecer sobre a história e os modelos dos equipamentos, assim como processos de regulamentação e procedimentos legais para utilização correta do equipamento.  Durante o evento foram expostos os resultados científicos do projeto  Bio and Healthdrones, financiado desde 2014 pelo Instituto de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software no âmbito do desenvolvimento inteligente para cidades. O projeto foi executado pelos Laboratórios de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GEOSERE/UFRPE) e Laboratório de Imunopatologia Keizo Azami e estudou as formas de monitoramento e de vigilância biológica e epidemiológica em populações e ambientes.

No final, os participantes e toda comunidade acadêmica presenciaram, durante a tarde, uma demonstração e exposição das aeronaves no campo da UFRPE.

Confira na nossa galeria um pouco do evento https://www.facebook.com/pg/UFRPEAscom/photos/?tab=album&album_id=205250...