Universidades do Nordeste e do Japão se unem em acordo de cooperação por educação humanista e sustentabilidade

Foto reitores e universidade nordeste e universidade soka

Uma ação inédita e marcada por forte simbolismo foi realizada na manhã do último sábado (24/08), quando reitores/as e representantes das 18 universidades federais do Nordeste firmaram compromisso institucional com a japonesa Universidade Soka, de Tóquio. A parceria internacional é a primeira que contempla todas as federais na história do ensino superior da região, e como estratégia norteadora as tecnologias sociais, a educação humanista e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, também foi concedido, pela UFRPE, o título de Doutor Honoris Causa ao pacifista, filósofo, educador, escritor e poeta Daisaku Ikeda.

A assinatura do convênio foi realizada durante a Conferência Internacional das Universidades do Nordeste e Universidade de Soka: o Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade. A iniciativa partiu da Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial), que envolve as 18 federais da região. A Rede U.TecSocial tem como objetivo central a implementação, nos âmbitos local, regional e nacional, de tecnologias sociais alinhadas aos ODS.

A parceria prevê a possibilidade de cooperação por meio de diversas iniciativas. Estão previstas, entre outras ações, a mobilidade de estudantes e pesquisadores; a realização de missões de trabalho institucionais de professores e servidores; a promoção de projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária em conjunto; o intercâmbio de material de pesquisa, ensino, extensão, gestão e informações relacionadas.

A reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, anfitriã do encontro, ressaltou que a parceria das universidades do Nordeste com a Universidade Soka fortalece os projetos já realizados na região, como também abre a possibilidade de ações em conjunto de caráter humanitário. Para a gestora, a assinatura também é um sinal de esperança no atual cenário nacional.

“Estamos enfrentando desafios extremos para nos mantermos como universidade pública gratuita, de qualidade e inclusiva. É por esta universidade que estamos hoje, aqui, lutando e buscando soluções que fortaleçam o nosso ensino em prol de uma sociedade mais humana. Buscamos a construção e engrandecimento dos valores éticos, tendo a educação como fator essencial neste processo”, destacou a reitora da UFRPE.

Presidente U.TecSocial, a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Martareth Formiga Diniz, destacou a importância, para o Nordeste, da parceria com a instituição japonesa. “É com parcerias como a que celebramos hoje com a Universidade Soka, do Japão, em sintonia de propósitos, que avançamos como universidades comprometidas com as causas da região e da gente do Nordeste, para um Brasil mais nação, para um Brasil mais cidadão. É com esperança e disposição que as nossas universidades se adequam à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, para aplicação em todo o mundo, tal qual faz exemplarmente a Universidade Soka”, afirmou.

A Universidade Soka foi representada pelo reitor Yoshihisa Baba durante a solenidade. Na ocasião, o acadêmico ressaltou que instituição está entre as que mais bem se posicionam no Ranking de Impacto relativo às universidades que melhor realizam projetos de implementação dos ODS, ocupando a 4ª posição entre as universidades japonesas e ficando na faixa de 101 a 200 no ranking global.

Universidade Soka

Fundada por Daisaku Ikeda, em 1971, a Universidade Soka está localizada no bairro de Hatioji, a 40 minutos de trem do centro de Tokyo. Considerada um Centro Global de Educação Humanística, a instituição possui cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e intercâmbios de idiomas.

Honoris Causa

Daisaku Ikeda é um pacifista, filósofo, educador, autor e poeta. Atua como presidente da Soka Gakkai, organização budista no Japão, presidente fundador da Soka Gakkai International (SGI) e fundador de várias instituições internacionais que promovem a paz, a cultura e a educação. Dedica-se a reforçar as bases de uma cultura duradoura de paz.

Centenas de Universidades do mundo inteiro reconheceram seus esforços pela paz outorgando-o honrarias acadêmicas, perfazendo um total de 388 títulos de Doutor Honoris Causa com a honraria concedida pela UFRPE.

Fundamental para o envolvimento de Ikeda foi sua convicção no poder e necessidade do diálogo. Ele se reuniu com líderes-chave, figuras culturais e acadêmicas de diversas regiões do mundo para discutir maneiras de resolver os desafios comuns enfrentados pela humanidade. Também publicou diálogos investigando as questões cruciais do nosso tempo com mais de 80 desses indivíduos.

Como presidente fundador da SGI, Ikeda liderou o desenvolvimento de uma das maiores e mais diversas associações budistas de base comunitária do mundo, promovendo uma filosofia de capacitação e engajamento social pela paz. O sistema educacional fundado por Ikeda – que inclui o sistema Soka Escolas no Japão e no Brasil, a Universidade Soka no Japão e nos EUA , e Soka Kindergartens em seis países – promove um espírito de cidadania global, encorajando os jovens a liderar o estabelecimento de direção esperançosa e positiva para a sociedade global.