XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão movimenta UFRPE em dezembro

De 1º a 3 de dezembro, a UFRPE abriga a XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (XV Jepex). Considerado o maior evento de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O evento será realizado no campus Dois Irmãos; e de 8 a 10 de dezembro nos campi Garanhuns e Serra Talhada.

Acesse a programação de minicursos, trabalhos e palestras no site do evento: www.eventosufrpe.com.br/2015/.

No dia 1º de dezembro, a partir das 9h, a solenidade de abertura será conduzida pela reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, e o presidente da Jepex, professor Enio Farias. A palestra de abertura será ministrada pelo diretor-presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Geraldo Eugênio, que explanará sobre Ensino, Pesquisa e Extensão: Importância no Desenvolvimento Regional.

Na cerimônia inaugural, haverá sorteio de livros e brindes.

Já tradição no calendário acadêmico, a Jepex agrega distintos eventos, que, nesta edição, serão vinculados: XXV Congresso de Iniciação Científica (CIC); XVI Simpósio de Pós-Graduação (Simpós); XV Congresso de Extensão (Conex); XIII Encontro do Programa de Educação Tutorial (Epet), o V Congresso de Iniciação em Tecnologia e Inovação (Citi), o IV Congresso de Iniciação Científica – Ensino Médio (CIC-EM) e o III Seminário dos Egressos (Semeg).

O XXV CIC é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), direcionado para a divulgação dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq/UFRPE) e ao Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC/UFRPE). Durante esse congresso, ocorre também a divulgação de trabalhos conduzidos por estudantes bolsistas de Iniciação Científica do CNPq (IC/CNPq), dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (IC/INCT-CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Facepe (Pibic/Facepe/CNPq), sob orientação de professores de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco e do Nordeste.

O XVI Simpós, também promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, objetiva divulgar as principais pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu pelos discentes e docentes dos diferentes programas da Instituição.Vale ressaltar que o evento é igualmente aberto a pesquisadores de outras regiões.

A PRPPG organiza mais um congresso: o IV CIC-EM, com apresentação dos resultados de pesquisa dos alunos de Ensino Médio vinculados ao Pibic-EM/CNPq/UFRPE. O objetivo é atrair público amplo e diferenciado, buscando a interação de estudantes do ensino médio integrantes do Programa com o ambiente universitário.

Para exposição dos resultados obtidos pelos alunos de graduação no âmbito da extensão universitária, incentivando novas atividades que promovam a educação contínua e o desenvolvimento comunitário, a interação sociocultural e a disseminação do conhecimento gerado na academia, a Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE) promoverá o XV Conex.

O Núcleo de Iniciação à Tecnologia e Inovação (Niti) coordenará o V Citi, que objetiva realizar apresentações de resultados passíveis de divulgação, respeitando os termos de confidencialidade próprios do Pibiti. O V Citi ilustrará as iniciativas de Inovação Tecnológica da UFRPE, permitindo congregar docentes e discentes, além da possível atração de empresas para o desenvolvimento de parcerias.

Nesta edição da Jepex, a Coordenação de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos (Came/UFRPE), promoverá ainda o III Seminário dos Egressos (Semeg), cuja temática será Educação empreendedora na formação acadêmica. No III Semeg, egressos e profissionais ligados ao tema falarão sobre a relação existente entre academia e o mundo de trabalho, bem como o despertar universitário da trajetória acadêmica.

Já o XIII Epet é um evento que divulga atividades desenvolvidas em equipe, realizadas ou coordenadas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial, ligado à Secretaria de Educação Superior (SESu)/ MEC, tanto da UFRPE como de outras Instituições de Ensino Superior pernambucanas.

Na programação da XV Jornada, ainda estão incluídas palestras, seminários e mesas-redondas de interesse público de cada um dos eventos, além de diversos minicursos nas distintas áreas do conhecimento, sendo esperado um público flutuante de 2.500 pessoas.

Segundo o coordenador do evento, professor Enio Farias, a Jepex se destaca como o maior evento da UFRPE, com ação conjunta de três Pró-Reitorias da Instituição, congregando os três segmentos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.