Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Em 1977, foi criado o Curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e o Departamento de Biologia tornou-se responsável pela habilitação em Biologia. Em 1989, após profundas mudanças na estrutura curricular, foi implantado o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno). Desde então, os professores do Departamento se mobilizam para a melhoria da formação de futuros professores de biologia para atuarem nos Ensinos Fundamental e Médio.

Recentemente, nova matriz foi implantada, obedecendo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, que prioriza a flexibilidade curricular e as práticas pedagógicas. 

Objetivos
Formar docentes na área de Biologia para atuarem  notadamente no Ensino Fundamental e Médio, com estímulo à participação em programas de Educação Continuada e de Pesquisa.


Perfil Profissional

O Licenciado em Ciências Biológicas deve ter formação: generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Biologia; preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Biologia e áreas afins na atuação profissional como educador; refletir sobre o seu exercício profissional adotando uma postura de professor-pesquisador na interface da Biologia e da Educação; ser consciente da sua cidadania e atuante na construção dos processos educacionais e estruturais na Escola e na Sociedade; como também buscar capacitar-se no uso de novas tecnologias voltadas para a Educação.

Coordenadora: Profª.  Dra. Betânia Cristina Guilherme 

Vice-Coordenadora: Profª . Dra. Karine Matos Magalhães 

Secretária da Coordenação
Sirlei Gomes Silvestre

Modalidade: presencial.
Regime de funcionamento: créditos.
Total de vagas: 80 (40 por semestre).
Turno de funcionamento: noturno e diurno.
Dimensão das turmas: teóricas - 40 alunos / práticas- 40 alunos.
Carga horária obrigatória (diurno): 2685 horas

 Carga horária complementar: 210 horas.
Carga horária total (diurno): 2985 horas.
Carga horária total (noturno): 2895 horas.
Período mínimo de integralização curricular: 4 anos.
Período máximo de integralização curricular: 8 anos.

Telefone: 3320.6304.
Email: coordenacao@lcb.ufrpe.br/

ANEXO