Skip to main content

Advanced Campuses

That page is not translated.

A estrutura física da UFRPE encontra-se dividida entre a sede do bairro de Dois Irmãos, no Recife, Unidades Acadêmicas - Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns e Serra Talhada - e Campi Avançados, espalhados pelo Estado


A finalidade dos Campi Avançados é expandir as ações da UFRPE e levar a produção aos núcleos externos à capital. Por meio dessas estações, a UFRPE participa efetivamente do desenvolvimento do Estado, promovendo ensino, pesquisa e extensão.

Clínica de Bovinos

A Clínica de Bovinos, no município de Garanhuns, foi fundada em junho de 1979, a partir de um convênio entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco (Polonordeste), tendo recebido apoio técnico-científico da Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover, Alemanha, assim como do Ministério da Agricultura. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, desde ações nas áreas de clínicas médica e cirúrgica, laboratório em ruminantes e eqüídeos. O núcleo também promove cursos e palestras para criadores da região, além de educação continuada para médicos veterinários. A Clínica possui ainda um programa de Residência em Medicina Veterinária e também estágio curricular e extracurricular para alunos da UFRPE e de outras universidades brasileiras.  

Onde fica: Campus Garanhuns - Av. Bom Pastor s/n  - Mundaú – Caixa Postal 152 – Garanhuns/PE. CEP 55.292-901. 
Fone: (87) 3762.2397. 
E-mail: cbg@prppg.ufrpe.br

Confira o site: www.prppg.ufrpe.br/cbg

Estação Experimental de Cana-de-Açúcar do Carpina (EECAC)

 Situada no Município de Carpina, Mata Setentrional, numa altitude média de 180 m, distante do Recife 56 Km, a EECAC realiza pesquisas no setor sucroalcooeiro, o mais expressivo sustentáculo agrícola da economia pernambucana, por meio de estudos com a cultura da cana-de-açúcar, seus produtos e subprodutos. 

Dentre os programas realizados na Estação, destacam-se os de melhoramento genético, manejo varietal, controle biológico de pragas e estudos sobre a viabilidade de novos produtos a partir da cana-de-açúcar. 

Além da programação de pesquisa, a Estação realiza trabalhos de capacitação de recursos humanos, assistência técnica, produtos e serviços. 

Onde fica: Município de Carpina, Mata Setentrional de Pernambuco

Rua Ângela Cristina C. Pessoa de Luna, s/n, Carpina/PE. CEP: 55.810-700 - Fone: 3622.0444 / Faz: 3622.0644.

Coordenador: Djalma Euzébio Simões 

Área ocupada: 261,9 hectares

Acesso: BR-408 

Estação Experimental de Pequenos Animais do Carpina (EEPAC)

Localizada no município do Carpina, Mata Setentrional, a Estação realiza pesquisa e capacitação sobre pequenos animais, cuja atividade de criação constitui importante contribuição para os sistemas produtivos da Zona da Mata pernambucana. 

Os trabalhos realizados pela Estação têm proporcionado a oferta de animais de superior qualidade genética, importantes para o melhoramento dos plantéis regionais. Desta maneira, a Estação desenvolve seus trabalhos de pesquisa e oferece estágios e outras formas de capacitação, abordando os criatórios de suínos, coelhos e aves (galinhas e codornas). 

Onde fica: Município de Carpina, Mata Setentrional. 
R. Vidal de Negreiros, s/n - Bairro de São José - Carpina - PE 
55.810-000 - Fone: (81) 3621-0473 - Fax: (81) 3621-0643 

Coordenadora: Severina Rodrigues de Lima 

Área ocupada: 22,1 hectares.

Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim (EAII - Ibimirim)

Base de apoio das pesquisas realizadas na região do Sertão do Moxotó, a Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim realiza ações de capacitação, como treinamento para irrigantes, estágios, aulas práticas sobre agricultura irrigada. 

A Estação funciona no Município de Ibimirim, Microregião do Sertão do Moxotó pernambucano, há 340 Km do Recife. 

Onde fica: Município de Ibimirim, Sertão do Moxotó pernambucano Poço da Cruz, s/n - Ibimirim/PE - CEP.: 56.580-000.

Fone: (87) 3932.5051. 

Coordenador: Jóse Marcos Lima 
Área ocupada: 10 hectares 
Acesso: Rodovias BR-232 e BR-110

Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim (EAIP)

Localizada no Município de Parnamirim, Sertão Central de Pernambuco, A Estação de Agricultura Irrigada tem como objetivo estimular a introdução de atividades como a fruticultura e a apicultura na região, contribuindo para a melhoria do desempenho das atividades já existentes. A Estação conta com uma infra-estrutura adequada à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à irrigação e criatório de pequenos animais. 

Além de realizar programas de capacitação com agricultores da região são também realizados projetos de incentivo à zootecnia, sobretudo na área da avicultura, para contribuir na melhoria do padrão de vida do homem sertanejo. 

Confira a página da Estação:www.uast.ufrpe.br/eaip 

Onde fica: Município de Parnamirim, Sertão Central de Pernambuco Av. Aristano Ferreira Lima, s/n - Parnamirim - PE 
56.163-000.

Fone: (87) 3883.1193. 
Coordenador: Eurico Lustosa do Nascimento Alencar 
Área ocupada: 59,9 hectares 
Acesso: BR-232 e BR-316

Estação Ecológica do Tapacurá

Situada no Município de São Lourenço da Mata, ocupando uma área de 776 hectares, a Estação Ecológica do Tapacurá destina-se a pesquisas na área de Botânica, Zoologia e ecologia. O trabalho realizado tem como objetivo desenvolver hábitos de conservação de recursos florestais e da fauna da Mata Atlântica. A Estação Ecológica do Tapacurá também realiza atividades de produção de mudas de espécies frutíferas e florestais de interesse da Mata Atlântica, com destaque para o Pau-Brasil, Pau-Jangada e Ipê. 

Criada em 1975 pelo professor João de Vasconcelos Sobrinho, a Estação foi criada nas terras onde esteve instalada a Escola Superior de Agricultura São Bento, embrião da atual UFRPE. Na área em que atua, encontram-se matas primitivas, capoeiras e terrenos vagos, além de uma bacia hidrográfica, representada pelo lago formado pela represa do Rio Tapacurá. 

Além de incentivar a educação ambiental, através da realização de visitas ecológicas, a Estação é uma importante base de pesquisas, como o estudo da recuperação espontânea e orientada em solos fora de uso, reintrodução de espécies vegetais e animais extintos na região. A Estação funciona também como um banco permanente de sementes, dando suporte a empresas de reflorestamento e silvicultura. 

Onde fica: Município de São Lourenço da Mata 
Coordenador: Paulo Martins 
Acesso: Rodovias BR-232 e PE-040 
Área ocupada: 776 ha 
Mais informações: (81) 3320.6071.