JavaScript não suportado

 

Pós-Graduação Em Ensino Das Ciências promove seminário amanhã(27/06)

O próximo encontro do Programa De Pós-Graduação Em Ensino Das Ciências será amanhã (27/06), às 8:30, com a participação do professor Marcelo Gules Borges da Universidade Federal de Santa Catarina, com o título: "Epistemologias Ecológicas, Ensino de Ciências e Sustentabilidade". As leituras indicadas para acompanhar o evento estão em anexo.

No dia 29, às 8:30 teremos o encerramento dos Seminários com uma rodada de discussões sobre as narrativas elaboradas pelos doutorandos com a participação dos professores Marcelo Gules Borges e Isabel Cristina de Moura Carvalho.

Haverá um lanche junino e a organização solicta que os participantes tragam uma delícia para compartilhar. As atividades serão presenciais, na sala 1B do PPGEC.

Biografia dos convidados:

MARCELO GULES BORGES (UFSC)

Professor Adjunto do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). Vice-chefe do Departamento de Educação do Campo da UFSC. Docente atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Área Ciências da Natureza. Pós-Doutor (Educação e Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/PNPD/Capes, 2014). Doutor em Educação (Teorias e Culturas em Educação) pela PUCRS (CNPq, 2014) com Doutorado Sandwich no College of Education, University of Saskatchewan, Canada (Capes, PDSE, 2012). Mestre em Ecologia (Ciência Ambiental) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, CNPq, 2009) com Mestrado Sandwich no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP), Portugal e estágio de pesquisa na Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Santiago de Compostela, España. Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2007). Durante a graduação (2002 - 2007) atuou em pesquisa e extensão em Ecologia e Educação Ambiental e foi aluno de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos (CPLLA/2007) na licenciatura em Ciências da Educação da UP, Portugal. É membro do grupo de pesquisa interdisciplinar do CNPQ SobreNaturezas: epistemologias ecológicas (PUCRS/UFRGS/UFRPE/UFRN/UFSC - sobrenaturezas.wordpress.com | http://goo.gl/w5xgXm). Tem experiência na área da Educação, Antropologia Contemporânea e Ciência Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: Redes, Escola, Sustentabilidade, Formação de Professores, Aprendizagem, Antropologia e Educação, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Educação do Campo. Atualmente coordena o projeto Universal CNPq (2014-2017) Aprendizagem em redes: modos de habitar os lugares e as escolas.

ISABEL CRISTINA DE MOURA CARVALHO (PUCRS)

Tem graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula RJ (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou seus estudos de pós-doutorado em antropologia na Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD), com apoio da CAPES, de fevereiro/2006 a fevereiro/2007. Nos anos 80 trabalhou como educadora ambiental no Instituto Florestal de São Paulo e no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nos anos 90 atuou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE (RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Escola de Humínidades da Pontifícia Universidade Católica do RS. Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ1). Conta com Projeto Universal/CNPq aprovado no período 2017 a 2019. É líder do Grupo de Pesquisa "SobreNaturezas: Epistemologias Ecológicas" e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Pesquisa em Educação: Ofício, artesanato e illusio". É autora de livros e artigos sobre ambiente, sociedade e educação. Desde 2013 tem publicado e atuado no debate sobre ética em pesquisa.