Campanha UFRPE, Lugar de Mulher reforça canal permanente de denúncia contra violências

banner roxo UFRPE, lugar de mulher

No dia 08 de março, na Roda de Conversa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a UFRPE lançou a campanha “UFRPE, lugar de mulher”.

A UFRPE, em respeito aos direitos humanos, à dignidade da pessoa humana, à igualdade de gênero, ao direito a vida e liberdade, repudia todas as formas de violência contra as mulheres, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, no âmbito institucional, e, com o apoio da Ouvidoria, lança ação educativa e de sensibilização da comunidade acadêmica a ser executada durante todo o mês de março. A ação se alinhada ao proposto pela “Guia Lilás: Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal” proposto pela Controladoria Geral da União, bem como ao Código de Ética e Conduta da UFRPE.

O Código de Ética e Conduta da UFRPE, aprovado pela Resolução CONSU nº 165/2022, preconiza os valores da fraternidade e paz no convívio institucional; a convivência harmoniosa, o respeito mútuo e a cordialidade entre os membros da comunidade universitária; a discrição e a postura íntegra nas atividades institucionais; o repúdio ao abuso de poder (art. 5º da Resolução CONSU nº 165_2022). O Código define a conduta ética, os direitos e obrigações a serem observadas por todos os membros da comunidade acadêmica, servidores, servidoras, alunos, alunas, terceirizados e terceirizadas. Compete à Comissão de Ética apurar os atos e ações que infrinjam suas determinações.

A Ouvidoria da UFRPE é um canal de comunicação aberto para ouvir, acolher, orientar e incrementar ações de prevenção, proteção e encaminhamento para apuração de toda forma de violência contra as alunas, terceirizadas, técnicas e docentes, nos diversos espaços de relações interpessoais da instituição.

Convidamos todas vocês a conhecerem e utilizarem a Ouvidoria na defesa de seus direitos, buscando assim contribuir para a construção de um ambiente acolhedor, seguro e propício para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional das mulheres que fazem parte da Ruralinda.

Você que é estidamte, servidora ou terceirizada da UFRPE, saiba que você não está sozinha; não se cale e DENUNCIE todas as formas de violência contra as mulheres, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, ocorridas na universidade.

Encaminhe sua denúncia para a Ouvidoria da UFRPE pelo o site: www.falabr.cgu.gov.br

Endereço: Rua Dom Manoel de Medeiros, sn, Dois Irmãos, Recife/PE

Térreo do prédio da central, ao lado do Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA

Telefone: 3320.6015