JavaScript não suportado

 

Estudantes da UACSA UFRPE recebe Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista da Facepe

Reconhecimento Científico! A pesquisa desenvolvida no Instituto Multiusuário de Nanofotônica e Óptica Avançada (IMNOVA), da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA-UFRPE), foi premiada na 29ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) com o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, na área de Ciências Exatas!  O projeto, intitulado “Estudo e caracterização de meios não lineares”, foi executado por Jefferson Lima, com a colaboração de João Passos, ambos estudantes da UACSA-UFRPE, sob orientação dos professores Rafael A. de Oliveira, Weliton S. Martins e Albert S. Reyna.

Parabenizamos nossos jovens cientistas e toda a equipe do IMNOVA pelo excelente trabalho! 

Esse reconhecimento reafirma o compromisso da UACSA-UFRPE com a excelência em pesquisa e formação científica.

A Jornada é uma parceria entre a Facepe e o Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), realizada entre os dias 5 e 13 de junho de 2025. Nessa edição, o tema escolhido foi “200 anos de Louis Braille: os primórdios da inclusão social”, uma homenagem ao criador do sistema de leitura para pessoas cegas, e uma provocação necessária sobre os caminhos da ciência rumo a uma sociedade mais inclusiva. A jornada reuniu, em salas virtuais, estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Facepe, que apresentaram os resultados de suas pesquisas desenvolvidas entre agosto de 2024 e julho de 2025.

A diretora científica da Facepe e professora da UFRPE, Flávia Lucena Frédou, destacou a relevância da Jornada como um espaço de diálogo, troca de saberes e estímulo ao desenvolvimento científico desde os primeiros passos da vida acadêmica. “É um momento de valorização da juventude que pesquisa e inova. Estamos investindo não apenas em ciência, mas em futuros protagonistas do desenvolvimento social e tecnológico de Pernambuco e do Brasil”, afirmou.

Durante a cerimônia, foram entregues os reconhecimentos do Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, instituído em 1997 e renomeado em 2014 para homenagear o cientista pernambucano Ricardo Ferreira. A premiação é destinada aos estudantes do PIBIC/Facepe que mais se destacaram na produção de conhecimento relevante e de qualidade nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Engenharias; e Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Além dos dois premiados por área, também foram concedidas menções honrosas.

O prêmio inclui um auxílio financeiro individual na modalidade ACP (Auxílio à Participação em Congresso no País), que permite ao estudante participar de congressos científicos. O benefício cobre passagens aéreas, diárias e taxas de inscrição, ampliando a visibilidade dos trabalhos e inserindo os bolsistas no circuito nacional de ciência e inovação.

A professora Flávia Lucena Frédou  ressalta que incentivar a participação de estudantes em congressos científicos é parte essencial da formação acadêmica e do fortalecimento do ecossistema de pesquisa em Pernambuco. “Ao apoiar os jovens para que apresentem seus trabalhos em eventos científicos, a Facepe reafirma seu papel de promotora da ciência de excelência e de oportunidades. Essa vivência amplia horizontes, gera conexões e prepara os estudantes para desafios mais complexos no campo da pesquisa”, destacou.

---

* Com informações da Facepe