II Semana do Cérebro de Pernambuco movimenta a UFRPE de 13 a 17/03

imagem azul com figura de cérebro

Corpo são, mente sã e cérebro protagonista para conduzir todo o processo. A fim de tratar desse órgão fundamental e, ao mesmo tempo, cheio de possibilidades ainda a serem exploradas por estudos firmados e recentes, o Estado recebe a II Semana do Cérebro de Pernambuco. O evento, organizado pela UFRPE, com a participação de universidades e órgãos parceiros, ocorre entre os dias 13 e 17 de março no Campus Dois Irmãos.

As pessoas interessadas em participar podem se inscrever pelo link: https://www.even3.com.br/i-semana-do-cerebro-de-pernambuco-317835/ e ficarem atentas à toda a programação – disponível no anexo abaixo.

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma campanha de divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida, em todo o Brasil, pela SBNeC e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW), uma iniciativa global de divulgação das neurociências. A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações, inclusive agências do governo, unem-se durante uma semanah para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos.

No mesmo período, a Universidade Federal do São Francisco (Univasf) também promove o evento, contemplando a região do sertão.

A programação, na UFRPE, inclui mesas-redondas, oficinas, exposições, experiências e outras ações, a partir de temáticas como Acessibilidade e Cérebro; Educação Contemplativa; Manejo do Estresse; Neuroescola; Neurodiversidade; Cuidados com as Emoções; Neurobiologia da Ansiedade; Envelhecimento; e Alterações Cognitivas e Comportamentais da Covid-19.

Entre as exposições dialogadas, há temas como Bullying e mindset : construção de violências na escola e como enfrentá-las.

As oficinas também trazem temas diversos, como Trabalhando o Equilíbrio Emocional para diminuir o estresse e a ansiedade e Pedagogia e Corporeidade,

Os participantes ainda podem conferir projeções de cinema, lançamento de livros e minicurso como Assédio Moral no contexto escolar: violência Invisível e o Lançamento do protótipo do projeto Accumbens: Jogos Educacionais Digitais: ferramenta promotora de Saúde Mental na escola.

UFRPE E O CÉREBRO

A ideia de trazer o evento para Pernambuco a partir da UFRPE foi do pesquisador Nico Felipe, técnico-administrativo da UFRPE, praticante e instrutor de Mindfulness que desenvolveu os estudos em neurociências e emoções a partir da sua tese de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Coordenador do Programa de Educação em Saúde Baseado em Mindfulness na UFRPE, o servidor é entusiasta da Semana do Cérebro como um grande movimento internacional a favor da consciência cerebral. “É a primeira vez que promovemos na UFRPE e outras universidades, que se integraram ao projeto por meio do Consórcio Universitas, bem como diversos outros atores pessoais e institucionais”, ressalta. Segundo Nico Felipe, o evento não é voltado apenas para cientistas e neurocientistas, mas para todos, “afinal, será um momento para a gente parar para o autocuidado através do cérebro, uma vez que mente e corpo estão interligados, e a programação favorece momentos de conexão.”

A UFRPE vem abrindo espaço cada vez maior para as questões envolvendo bem estar e cuidado, a partir da instituição do Núcleo do Cuidado Humano, vinculado ao Instituto Menino Miguel; programa Medita Rural, envolvendo Mindfulness, e a realização de dois cursos de oito semanas de Educação em Saúde Baseado em Mindfulness, baseados no MBSR (Mindfulness-Based Stress Redution).

Também existem campanhas e práticas de cuidado realizadas por grupos como o Luz do Sol Rural, de práticas integrativas, promovido no Departamento de Educação da UFRPE, entre outras iniciativas promovidas pelo Departamento de Qualidade de Vida (DQV/Progepe).

Para o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, precisamos despertar ainda mais para a cultura do autocuidado, do cuidado e do bem estar na Universidade. “Ficamos felizes em saber que essas iniciativas recentes vêm despertando essa cultura, incentivando inclusive professores durante as aulas com os estudantes, que praticam atenção plena e outras técnicas de redução de estresse e cuidado aplicadas à educação”, afirma.

Acesse toda a programação no anexo abaixo.

Acompanhe na página do Insgram: @semanadocerebro.pe

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: primeirasemanadocerebroufrpe@gmail.com / cis.tae@ufrpe.br

cartaz do evento