[Novabrasil FM] Conheça a história da música ‘Asa Branca’ de Luiz Gonzaga

É praticamente impossível ser brasileiro e não conhecer Luiz Gonzaga. O sanfoneiro, cantor e compositor começou tocando nos bares do Rio de Janeiro em busca de trocados e acabou escrevendo uma das músicas brasileiras de maior sucesso “Asa Branca”.

Luiz nasceu no Sertão de Pernambuco em 1912, mas só aos 27 anos de idade começou a trabalhar como músico. De início, o artista tocava pelos bares e tentava a sorte em programas de calouros, onde não conseguia mais do que notas 3.

Na época, seu repertório era composto por todo tipo de ritmo, de tangos a foxtrotes, até que em 1940, um grupo de estudantes cearenses que estavam no Rio o aconselhou a tocar as músicas dos sanfoneiros do sertão nordestino. Foi aí que o sucesso de Gonzaga na música engatou de fato.

Por que Luiz Gonzaga é o Rei do Baião?

A cultura nordestina é extremamente rica e, musicalmente falando, essa riqueza fica bastante visível quando observamos artistas como Luiz Gonzaga. O cantor fez sucesso por todo o Brasil e popularizou a música nordestina no País.

Baião se trata de um gênero de música e dança popular do Nordeste que utiliza principalmente viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão. E foi por popularizar esse ritmo que Luiz Gonzaga ficou conhecido como o Rei do Baião.

Conheça a história de Luiz Gonzaga e de sua música “Asa Branca”

Conheça a história de Luiz Gonzaga e de sua música “Asa Branca”. | Foto: Reprodução/montagem.

História de Asa Branca

O hino sertanejo “Asa Branca” foi escrito em 3 de março de 1947 por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A música tem uma letra incrível e um significado interessante, então não é à toa que logo estourou no Brasil.

O nome “Asa Branca” vem de uma ave que possui natureza migratória e consegue voar a longas distâncias e altitudes.

Asa Branca fala com muita sutileza de um problema muito sério: a seca do sertão. A forma como descreve as paisagens, a sazonalidade e os animais rendeu a Luiz Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Veja o que Severino Mendes, o professor de ecologia da UFRPE que sugeriu a indicação, falou sobre o assunto:

A canção está relacionada à época de seca, e reforça a sazonalidade da região. Luiz Gonzaga era um profundo observador da natureza e do clima do sertão, e por isso indicamos ele ao título.

Luiz Gonzaga no Acervo MPB

Acervo MPB é um podcast original da Novabrasil que fala de grandes nomes da música brasileira. Então, é claro que Luiz Gonzaga não poderia ficar de fora.

Disponível em: https://novabrasilfm.com.br/notas-musicais/brasilidade/conheca-a-histori...