Pesquisa A Geração do Quarto vira livro e aponta urgência no cuidado com saúde emocional de jovens

capa do livroEsta quinta (7/04) é o Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola, um necessário e urgente momento de reflexão sobre a necessidade de agir contra essas práticas. Para ilustrar a data e aprofundar o tema, o professor da UFRPE Hugo Monteiro Ferreira lança o livro A Geração do Quarto - quandro crianças e adolescentes nos ensinam a amar, fruto de pesquisa que ouviu mais de 3 mil crianças e adolescentes em cinco capitais brasileiras. O lançamento ocorre às 19h de hoje no programa Sempre Um Papo, simultaneamente pelo Instagram @sempreumpapo, YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Z2WvSbfFo9o) e Facebook (https://www.facebook.com/SempreUmPapo).

O estudo aponta para quadro preocupante de intenso sofrimento psíquico dos jovens brasileiros, "a geração do quarto", que passam cerca de 6 horas isolados, em excessivo uso de tecnologias, noites mal dormidas e sérios comprometimentos emocionais, físicos e cognitivos.

O livro traz resultados da pesquisa realizada com 3.115 meninos e meninas entre 11 e 18 anos. Desse grupo, 238 se enquadram na “geração do quarto”, termo que criado pelo pesquisador para denominar aqueles que passam muito tempo dentro do quarto, "com quase nenhuma interlocução com as pessoas que moram na mesma casa, muita dificuldade de dizer o que sentem e um potencial de vilência contra si ou contra o outro muito intenso, muito forte”.

De maneira geral, algumas questões aparecem mais fortes, como a ausência de afeto e o pouco acolhimento nas queixas das vítimas de bullying, que, de acordo com o professor Hugo, podem resultar em sentimentos de vingança contra o outro ou contra si próprio na forma de autolesões, ideação suicida e suicídio. Por meio da vivência e da análise dos inúmeros casos, demonstrados ao longo do livro, apontam-se caminhos: cuidado; autoconhecimento; convivêcia; dialogicidade e amorosidade. A escuta qualificada, atenção aos sinais não-verbais e emoções dos meninos e meninas da geração do quarto podem ajudar a compreender esses jovens, de acordo com o pesquisador, além de descontruir mitos como o de que as novas gerações são mais fracas e menos inteligentes.

A obra é de grande relevância para profissionais de educação, mães e pais e todos os que querem entender como lidar com o bullying, cyberbullying, a violência escolar e suas consequências.

O AUTOR

Hugo Monteiro Ferreira nasceu em Campina Grande, Paraíba. Além de professor e escritor, é também pesquisador e terapeuta. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, ele é coordenador do Núcleo do Cuidado Humano - do Instituto Menino Miguel (UFRPE), professor no Departamento de Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Além disso, coordena o Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ).

Possui formação acadêmica em Educação, Letras e Psicologia, e suas pesquisas estão voltadas para questões relacionadas aos sofrimentos psíquicos de crianças, adolescentes e jovens. Em 2014, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria juvenil, com o livro Emílio ou Quando se Nasce com um Vulcão ao Lado.