PROPLAN em 5 minutos: Agenda 2030 e ODS

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 25 de setembro de 2015 como um marco legal para direcionar as ações das nações para um caminho mais sustentável e resiliente. Consiste num plano de ação para os países, as pessoas e o planeta, que busca a erradicação da pobreza, a proteção do meio ambiente e a garantia da paz e prosperidade para todos e todas, em todos os lugares.

O ponto central dessa Agenda são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas respectivas 169 metas, que integram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental, focando em 5 áreas cruciais: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. Os ODS são ambiciosos e estão interconectados, abordando os principais desafios e barreiras sistêmicas para o alcance de um desenvolvimento sustentável: desigualdade, pobreza, degradação ambiental, padrões de produção e consumo insustentáveis, relações interinstitucionais frágeis.

Para que esses objetivos sejam alcançados é importante que todos assumam responsabilidade e atuem de forma conjunta, setores públicos e privados, sociedade civil, cada cidadão, todos fazendo sua parte.

E qual o papel das universidades diante desses objetivos?

A educação de qualidade é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável e também um meio para que todos os outros ODS sejam alcançados. Dessa forma, as universidades possuem um papel fundamental na promoção de uma educação que direcione a formação de indivíduos conscientes, com conhecimentos, habilidades valores e atitudes que considerem a sustentabilidade. Mais do que isso, as universidades possuem papel indutor de boas práticas interna e externamente, exercendo sua responsabilidade socioambiental.

Diante disso, a UFRPE, consciente de seu papel transformador, assume o compromisso de adotar ações que contribuam para a promoção da sustentabilidade interna e externamente, o que pode ser evidenciado pela incorporação da Agenda 2030 e dos ODS na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2030 e do Plano de Logística Sustentável (PLS), instrumentos norteadores da gestão da Instituição, a qual busca inserir gradativamente a sustentabilidade em todos os seus eixos de atuação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a preservação do meio ambiente.

Acompanhe as próximas edições do PROPLAN em 5 minutos para conhecer um pouco mais sobre cada ODS e como a UFRPE vem atuando.

-----

O PROPLAN em 5 minutos é um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica/PROPLAN com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o desenvolvimento institucional."