Ministrado ao longo da semana pelo professor Manuel Rocha, da Faculdade de Letras e da Unidade de Investigação em História da Arquitetura da Universidade do Porto (Portugal), o curso "Construção da Paisagem e Transformação da Cidade" consolida e expande a colaboração já existente com o Laboratório de Estudos e Ensino sobre o Recife (RecLab), coordenado pela professora Mariana Zerbone, do Departamento de História (DHIST) da UFRPE.
Nesta terça-feira (3 de junho de 2025), o professor português foi recebido pela Magnífica Reitora, professora Maria José de Sena, junto ao Diretor do Núcleo de Internacionalização (NINTER) do Instituto Ipê da UFRPE, Professor Rodrigo Carmo, e da Coordenadora de Internacionalização do NINTER, Geyza Lustosa.
A Reitora destacou a importância da iniciativa para a UFRPE: "Prezamos muito por estas parcerias. A UFRPE, através do NINTER, tem buscado incessantemente fortalecer seus laços globais. A troca de conhecimento enriquece ambas as instituições, contribui para a formação qualificada de nossos estudantes e para o avanço da pesquisa, permitindo-nos buscar em cada um aquilo que pode complementar nossas expertises."
O Professor Manuel Rocha, da Universidade do Porto, ressaltou a relevância da colaboração no contexto atual: "Num período de globalização, estas aproximações são urgentes. A Universidade do Porto valoriza enormemente a internacionalização. A relação do conhecimento e seu reflexo no desenvolvimento social e econômico é obrigatória para as instituições de ensino superior. Trabalhar em conjunto, juntar sinergias, pode ser mais eficiente para responder aos desafios que temos pela frente, e vejo essa mesma dedicação aqui na UFRPE."
A professora Zerbone enfatizou os benefícios diretos para a comunidade acadêmica: "Esta parceria proporcionará uma integração valiosa no âmbito da formação de pesquisadores, especialmente sobre paisagem e transformação urbana. As cooperações são sempre um grande ganho, e tenho certeza de que, a partir desta formalização, outros pesquisadores serão formados e poderão compartilhar seu conhecimento, aproveitando metodologias e afinidades científicas que unem nossas instituições, principalmente no estudo da cidade."
O Diretor do NINTER, professor Carmo, complementou, visualizando impactos práticos da colaboração: "Esta é uma janela de oportunidade para pensarmos em possibilidades de resolução de problemas que temos em ambos os lugares. Temos expertises em desenvolvimento social e tecnológico que podemos trocar, e o processo formativo de nossos parceiros, como o da Universidade do Porto, pode nos ajudar a enfrentar desafios históricos de Recife, como a mobilidade urbana, por exemplo. Este intercâmbio transforma o pensamento inicial em práxis, em soluções concretas".
A visita culminou com a assinatura do termo de intenção entre as instituições, que servirá de base para futuras ações conjuntas, incluindo mobilidade de estudantes e docentes, desenvolvimento de projetos de pesquisa e organização de próximos eventos acadêmicos. A parceria entre a UFRPE e a Universidade do Porto enriquece o panorama universitário e contribui para o desenvolvimento científico e social de ambas as nações.