UFRPE firma adesão à Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável

Reafirmando seu compromisso com a promoção da sustentabilidade e com a institucionalização da Agenda 2030, a UFRPE vem ampliando sua participação nos grupos e redes interinstitucionais voltados à sustentabilidade, de forma a fortalecer suas próprias ações e impulsionar ações em parceria com outras instituições em prol do desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, em outubro de 2023, a UFRPE firmou a adesão à Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável), a qual visa promover um ambiente de cooperação, colaboração, intercâmbio e comunicação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) membros, com o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável, por meio da formação de pessoas e pelo incentivo à adoção de boas práticas em sustentabilidade.

Lançada em setembro de 2023, a Rede UniSustentável é uma iniciativa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), instituição coordenadora da Rede, voltada para o fortalecimento da atuação das IES, alinhando a sustentabilidade a todos os âmbitos de atuação das universidades (pesquisa, ensino, extensão, gestão, governança, inovação).

Atualmente, as instituições de ensino superior participantes da Rede (UniSustentável) são: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);  Unigran Capital; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ); Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

A Rede UniSustentável já é membro da Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (Ariusa), o que fortalece ainda mais sua atuação. A Ariusa é uma aliança de redes universitárias da América Latina, Caribe e Espanha que coordenam suas atividades e cooperam para promover o compromisso das universidades com a sustentabilidade. Participam da Ariusa, 28 redes universitárias, com 442 universidades e outras instituições de ensino superior de 16 países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominicana, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela.

Saiba mais em: https://redeunisustentavel.com.br/