UFRPE inaugura novo prédio de Educação a Distância

Autoridades da EAD UFRPE durante inauguração do prédio

A UFRPE inaugurou, na última quarta-feira (21/11), o novo prédio da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEaDTEC), no polo sede, Campus Dois Irmãos. A nova unidade conta com brinquedoteca, salão de eventos, estúdio de transmissão, auditório, laboratório de física e sala de aula para 40 alunos.

Os espaços foram desenvolvidos para atender as necessidades dos estudantes e proporcionar experiências dentro de suas áreas. Um destaque da unidade é a brinquedoteca, a primeira das unidades EaD, desenvolvida para que os alunos de Pedagogia possam aprender e entender como será o desenvolvimento de sua profissão. O espaço é dividido em sala de cantinho da leitura, brincadeiras populares e contação de histórias, onde os futuros pedagogos poderão fazer vivenciar e desenvolver as práticas pedagógicas.

A UFRPE é uma das pioneiras na modalidade de Educação a Distância nas universidades federais, e busca oferecer a mesma qualidade e atenção que oferece na modalidade presencial. “Nossos princípios são os mesmos da modalidade presencial, que é oferecer a qualidade do profissional que estamos formando. Temos base para isso e certamente só irá fortalecer a educação dos nossos estudantes da melhor forma”, afirmou a reitora Maria José de Sena. A integração entre as modalidades é outro objetivo que a UAEaD busca. De acordo com o professor Jorge da Silva, diretor geral da EaD, a unidade está aberta para toda comunidade acadêmica, a fim de se aproximar mais dos diversos grupos e departamentos que existem dentro da Universidade.

A relação da Universidade com a EaD começou em 2005, através do Programa de Pró-Licenciatura do Ministério da Educação. Hoje a UFRPE oferece 9 cursos de graduação espalhados por 19 polos de apoio nos estados de Pernambuco e Bahia, além de dois cursos de segunda licenciatura na modalidade presencial, através do Programa de Ações Articuladas para Formação de Professores (Parfor), e a primeira pós-graduação stricto sensu do Brasil com a temática de formação de recursos humanos para Educação a Distância, o Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG). O PPGTEG oferta também, desde 2011, na modalidade presencial, turmas de mestrado profissional, através de parcerias com diversas instituições.

Confira as fotos no álbum: https://bit.ly/2DRpWKL