UFRPE recebe Selo ODS de Educação em cerimônia nesta quinta (9/03)

A UFRPE recebe oficialmente, nesta quinta-feira (9/03), o Selo ODS Educação, a única instituição pública de Pernambuco entre 17 de todo o país certificadas em 2022.

O reitor, Marcelo Carneiro Leão, recebe a honraria em Brasília, durante a Cerimônia de Entrega de Certificados do Selo ODS Educação.

O evento tem como objetivo realizar a entrega dos certificados do Selo para as instituições de ensino, públicas e privadas, certificadas em 2022. Além disso, haverá um espaço para exposição de banners dos projetos que receberam a premiação. Nestes banners, elaborados e impressos por cada instituição, estão disponíveis espaços para introdução, resumos das organizações, dos projetos certificados, dos impactos sociais e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados.

No evento, estarão presentes representantes das Instituições beneficiadas com o Selo, dentre reitores, gestores e coordenadores dos projetos.

Haverá transmissão ao vivo do evento, a partir das 14:30, por meio da página do Selo ODS no Instagram: https://instagram.com/seloods?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Resumo sobre o processo de Certificação:

Na primeira edição da certificação, 17 instituições de ensino foram contempladas, somando 241 impactos sociais e 126 projetos executados. A UFRPE está entre as 11 instituições públicas de ensino, sendo a única do estado de Pernambuco.

O Projeto Selo ODS é uma iniciativa resultante da parceria entre o programa UnB2030, o Instituto Abaçaí Brasil, o Projeto FIB2030 e o coletivo extensionista Roda das Minas, que visa a adaptar a tecnologia chamada Selo Social – desenvolvida pelo Instituto Abaçaí e aplicada em âmbito nacional – para o Selo ODS Universidades. A ideia é incentivar e reconhecer a inserção das instituições de ensino superior em um vasto movimento de análise, estudo e aplicação prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Resumidamente, o processo de certificação das instituições consideraram os seguintes critérios:

- Projetos cadastrados na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão;

- Promover uma atividade/ espaços de discussão sobre ODS na instituição;

- Demonstrar sua contribuição na melhoria do ODS 4 - Educação de qualidade

Na UFRPE, o processo de cadastramento para a certificação foi conduzido pela Coordenadoria de Sustentabilidade da PROPLAN, com o apoio de diversos setores como a Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto Ipê, para levantamento de projetos voltados à sustentabilidade. Assim, dois projetos de extensão da UFRPE conseguiram o Selo Social, totalizando 11 impactos socioambientais e 480 beneficiários em 2022.

O projeto de extensão "Qualificação para o Trabalho, Geração de Emprego e Renda", coordenado pela professora Joseana Maria Saraiva, do Departamento de Ciências do Consumo, foi criado em 1994 e vem atuando de forma contínua, com o objetivo de possibilitar, por meio da qualificação profissional, o desenvolvimento de competências e habilidades de trabalhadores/as jovens, adultos/as e idosos/as para o exercício de uma função no mundo do trabalho, tendo em vista a obtenção de sua subsistência, autonomia e independência.

O projeto de extensão "REMARTEC: Ações Socioambientais para o uso do descarte de resíduos oriundos da mariscagem", coordenado pela professora Betânia Cristina Guilherme, do Departamento de Biologia, atua, desde 2021, buscando o estabelecimento de uma gestão sustentável por meio de técnicas de reuso dos resíduos da mariscagem e pesca em Pernambuco, fortalecendo a renda familiar com a inserção de mais uma atividade produtiva, através de capacitações sobre as técnicas de produção de artefatos com os resíduos, voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Ambos os projetos atuam em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade em que se inserem e são exemplos de ações socioambientais a serem seguidos, na busca de uma atuação mais sustentável e integrada à sociedade. A expectativa é que a cada edição mais projetos desenvolvidos pela UFRPE sejam reconhecidos e contemplados com o Selo Social.