Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA)

Sempre aliando tradição e vanguarda, o novo perfil da UFRPE abrange 54 cursos de graduação, sendo 45 na modalidade presencial e 09 na modalidade a distância, incluindo bacharelados e licenciaturas. Diante deste cenário, a UFRPE implantou, no segundo semestre de 2014, a Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), com o objetivo de fortalecer o processo de desenvolvimento dos polos empresarias/industriais da região e do país, por meio da formação de recursos humanos qualificados, da realização de pesquisas de ponta e projetos de inovação tecnológica com a formação de parcerias institucionais.

A Unidade oferece cinco cursos de Engenharia, com formato inovador, e dentro do objetivo de geração in loco de profissionais com formação técnica especializada para dar suporte às áreas em expansão industrial do Estado. As graduações de Engenharia – Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Materiais – também visam a fortalecer o processo de desenvolvimento dos polos empresariais/industriais da região e do país, através da realização de pesquisas de ponta e projetos de inovação tecnológica e da formação de parcerias institucionais.

Com o gradativo crescimento dos polos de desenvolvimento, como Suape, Goiana e demais áreas em expansão no Estado, as indústrias, refinaria, empresas prestadoras de serviços de projetos, montagem e manutenção industrial necessitam de profissionais com formação técnica para desenvolver as diversas atividades necessárias aos novos padrões de qualidade. Para atender a essas demandas, a UFRPE implantou, na UACSA, formato inovador, em que, além de manter contato direto com empresas e indústrias desde o primeiro dia de aula, o estudante pode ingressar na Instituição no curso de Bacharelado e, após ter cumprido carga horária mínima de 2.760 horas equivalentes à matriz curricular específica, interrompê-lo por um prazo máximo de 2 anos e já obter a certificação intermediária de Tecnólogo.

As matrizes curriculares estão organizadas em consonância com a Resolução CNE/CES Nº 11/2002, constituindo-se de núcleos de conteúdo curricular, de estágios e de atividades complementares. O Modelo de Formação definido é o da Pedagogia Ativa, no qual o estudante aprende fazendo.

Entre as disciplinas obrigatórias da matriz curricular do curso estão incluídas Português e Inglês, sendo a última oferecida de forma contextualizada durante oito semestres, o que irá permitir aos alunos um completo domínio para leitura de bibliografia específica da área, como manuais, sendo importante ainda para participação em programas de treinamentos, pós-graduação, entre outros. Além do inglês como língua estrangeira obrigatória, o estudante terá que escolher mais uma língua estrangeira como optativa ofertada na modalidade semi presencial, de modo que o mesmo, ao final do curso, terá uma formação bilíngue.

Endereço:

Rua Cento e Sessenta e Três, 300 - Garapu - Cabo de Santo Agostinho - PE

Contatos: (81) 3512.5800 ou Lista completa: http://www.uacsa.ufrpe.br

-Pontos de referência na BR 101: Ponto de Referência: Próximo ao Shopping Costa Dourado

A UACSA, situada na entrada do Condomínio Logístico Cone Suape Multimodal, fica a 10 min do Centro do Cabo de Santo Agostinho.

Transporte:

A UFRPE enviou ofício à Secretaria de Transportes da cidade do Cabo de Santo Agostinho, a fim de solicitar a instalação de paradas de ônibus mais próximas à universidade nos dois sentidos, redutor de velocidade, faixa de pedestres e educadores de trânsito.

Linhas de ônibus com parada próximas à Unidade Acadêmica do Cabo:

- Saindo do terminal de Santa Rita, Centro do Recife:

Linha 185 - TI Cabo (Cais de Santa Rita)

- Saindo do terminal de Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes:

Linha 139 - TI Cabo / TI Cajueiro Seco

Linha 181 - Cabo (Cohab) / TI Cajueiro Seco