ZophIA.tech ganha o Harvard Health Systems Innovation Lab's Hackathon 2024 no HUB Brasil no InovaHC-USP

Startup ZophIA.tech, originária do Projeto Bertoleza (https://www.healthdrones.science/schizophrenia/), anteriormente selecionada entre as 10 melhores Startups brasileiras por Potencial de Impacto e Idéia Inovadora  pelo Santander X Award em 2023, de onde recebeu sua integrante de Negócios/Marketing, ganhou no último sábado, a trilha Saúde Mental no Harvard Health Systems Innovation Lab's Hackathon 2024 que ocorreu no Hub Brasil no InovaHC-USP.

O evento foi realizado simultaneamente em sete 'hubs' - Boston, Buenos Aires, Kyiv, London, Santiago e São Paulo - nos dias 04 e 05 de abril. O Hub São Paulo recebeu 33 propostas divididas em 3 categorias, Cardiovascular e Diabetes, Câncer, e Saúde Mental, onde 45.5% das propostas foram em Saúde Mental. Foram 36h de um verdadeiro Plantão de consultorias e aprimoramento de discurso e apresentação com a consultoria do HC da USP. A ZophIA.tech é o resultado da junção da Escola de Medicina + Matematica + PPGBAS/iLIKA (UFPE) + Estatística/Informática (UFRPE).

Agora, com consultoria financiada pela própria Harvard e pelo HC-USP, segue para a próxima fase em busca do financiamento internacional. A Startup é um capital semente do CNPq/IA2 e um iniciativa de fomento à tecnologia dos Institutos Keizo-Asami (iLIKA - https://www.ufpe.br/ilika) e Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES - https://ines.org.br/).

Foto: Fração presencial da Equipe ZophIA.tech no Harvard Health Systems Innovation Lab's Hackathon 2024 no HC da USP junto com o gestor do MOSO - Venture Desing Builder do Inova-HC/USP.

Doenças mentais são complexas e debilitantes. A OMS - Organização Mundial da Saúde estima que metade da população será acometida por algum distúrbio durante suas vidas. O diagnóstico ainda é essencialmente tardio e muitas vezes falho. Em Esquizofrenia, por exemplo, alguns estudos sugerem que metade das pessoas com esquizofrenia não têm, de fato, esquizofrenia. Há uma urgência em melhorar o acompanhamento e a identificação de traços e auxiliar no monitoramento contínuo de indivíduos com doenças mentais.

Zophia.tech possibilita uma ferramenta de apoio no diagnóstico de tais distúrbios através da fala, usando IA aprimorada por Análise Geométrica. O objetivo não é substituir o médico, mas sim  instrumentalizá-lo para apoiá-lo no diagnóstico assertivo para reduzir os traumas das pessoas que recebem o diagnóstico e aqueles que demoram anos para identificar sua doença e receber o tratamento adequado. Através da fala, a ZophIA utiliza além das IA's clássicas métodos de análise geométricos e físicos. Dessa forma, é possível caracterizar o discurso com assertividade mesmo com poucos dados coletados. Os primeiros resultados documentados, submetidos à publicação em revista especializada, podem ser encontrados aqui nesse nosso Pre-Print: Classification of Schizophrenic Traits in Transcriptions of Audio Spectra from Patient Literature: Artificial Intelligence Models Enhanced by Geometric Properties.

A Startup segue em busca de auxiliar o diagnóstico da Esquizofrenia e de outras doenças mentais como Autismo, Burnout, entre outras, por meio de ferramentas de análise do discurso e dos gestos dos pacientes usando do conhecimento prévio descoberto por Prêmios Nobel do passado para tentar entregar à sociedade, hoje, uma tecnologia absolutamente diferente, inovadora e assertiva, como foram os Raio X, as Ultrassons e as Ressonâncias, para tentar melhorar a saúde mental da sociedade mundial como um todo.