UFRPE, UFPE e UPE realizam "Dia D da Educação" em nova data: 30 de maio

Imagem. Texto: comunicado oficial, universidade federal rural de pernambuco

Como estratégia de manter a unidade e fortalecer o diálogo com a sociedade, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) realizarão, de forma conjunta, as ações do “Dia D da Educação” numa data única. As instituições, por meio de suas reitorias e representações, definiram o dia 30 de maio para a realização do “Dia D da Educação”.

Nesse sentido, Reitoria da UFRPE informa a comunidade universitária que as atividades que estavam previstas para essa sexta-feira (24/05) devem ser executadas na nova data, das 9h às 14h. Às 9h, será realizado o “abraço na UFRPE”, momento em que a comunidade universitária reunida realiza essa ação simbólica no Prédio Central da instituição. Em seguida, os grupos devem seguir para a realização das atividades de diálogo e sensibilização nas praças, ruas, semáforos, terminais integrados de passageiros, entre outros espaços públicos.

A proposta do Dia D da Educação foi lançada em encontro realizado na UFRPE no dia 8 de maio, em encontro realizado na UFRPE com a participação de reitores das universidades de Pernambuco (UFRPE, UFPE, Univasf, UPE e Unicap) e do secretário de Educação do Estado, Frederico Amâncio. Na ocasião, os gestores ressaltaram a importância do diálogo entre as instituições de ensino superior e a sociedade, num momento em que as universidades e institutos federais têm o seu funcionamento ameaçado em decorrência dos bloqueios orçamentários de 30% em custeio e capita, anunciados pelo Ministério da Educação no fim de abril.

Na UFRPE o Dia D foi realizado em 21 de maio nas unidades de Serra Talhada (UAST) e Garanhuns (UAG).