Proexc divulga edital para Programas de Extensão em Agroecologia e Segurança Alimentar

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania - PROExC  da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE vem por meio de suas atribuições tornar público o EDITAL Nº 04/2021 – SÔNUS/CMNE/FETAPE 2021 que irá fomentar Programas de Extensão para Formação em Agroecologia e Segurança Alimentar: Fortalecendo a Autonomia Política e Econômica de Mulheres e Jovens no Campo e na Cidade.  Este Edital visa atender as demandas de formação educativa, técnica e política de grupos de mulheres e juventudes, assessoradas pela Casa da Mulher do Nordeste – CMNE e pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras do Estado de Pernambuco – FETAPE.

Este é um EDITAL SÔNUS, sem ônus para a UFRPE, construído a partir do Convênio Interinstitucional/Termo Parceria celebrado entre a UFRPE/PROExC, a CMNE e a FETAPE.

O Edital se insere no Programa Estratégico de Agroecologia, Agricultura Familiar e Soberania Alimentar da PROExC/UFRPE.

Serão selecionados dois (02) Programas de Extensão Universitária, sendo um (01) composto por dois (02) projetos e o outro por três (03) projetos. Ambos os Programas têm foco em processos educativos e formativos de fortalecimento da geração de renda e autonomia de mulheres e juventudes, particularmente negras e membros das comunidades LGBTQIA+.

A sua concepção e implementação estarão orientadas por uma abordagem transversal que incorpore os fundamentos da Agroecologia, feminismo, de uma educação antirracista, da diversidade sociocultural e da participação dialógica.

A PROExC convoca a comunidade acadêmica, docentes e técnicos/as, da UFRPE a apresentarem propostas para Programas de Extensão Universitária, com duração de 30 meses, a serem selecionadas para vigência de setembro de 2021 a fevereiro de 2024