25ª Semana Olímpica De Matemática é realizada em Pernambuco

Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), realizou a 25ª Semana Olímpica de Matemática entre os dias 17 e 23 de julho deste ano, com patrocínio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Stone. A avaliação foi realizada pela primeira vez no estado de Pernambuco, o evento aconteceu no Hotel Canarius d'Gaibu, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, e contou com a colaboração da comissão organizadora da OPEMAT (Olimpíada Pernambucana de Matemática). A coordenação local do evento ficou sob responsabilidade de Thiago Dias de Oliveira, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O evento promoveu diversos cursos e palestras ministrados por professores de diversas partes do país,  dentre os discentes, alguns professores do Departamento de Matemática da UFRPE: Adriano Regis Rodrigues, Maité Kulesza, Rodrigo José Gondim Neves e Thiago Dias de Oliveira. Também participaram do evento diversos estudantes brasileiros que foram premiados na 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), e no 2º Torneio de Meninas na Matemática (TM²), onde eles puderam assistir cursos avançados, palestras e realizar outras atividades, com o objetivo de promover a interação entre os estudantes e professores. Alguns alunos premiados na OPEMAT também puderam participar.

Na ocasião, foi realizada a cerimônia de premiação da OBM e do TM², além da entrega de medalhas e prêmios de competições internacionais como a European Girls' Mathematical Olympiad (EGMO).